Home » Massas instantâneas contaminadas com bactéria causam seis mortes nos Estados Unidos

Massas instantâneas contaminadas com bactéria causam seis mortes nos Estados Unidos

by admin
Massas instantâneas contaminadas com bactéria causam seis mortes nos Estados Unidos

Seis pessoas adoeceram e morreram após consumirem refeições de massa prontas contaminadas com listeria, vendidas em grandes redes de supermercados em todo os Estados Unidos, informaram autoridades federais de saúde.

  • Vídeo: Imagens mostram orcas abandonadas em parque marinho desativado na França: ‘até parecem mortas’
  • Leia também: Tiroteio em festa organizada por redes sociais deixa nove feridos nos EUA

As refeições, disponíveis em lojas como Albertsons, Kroger, Sprouts Farmers Market, Trader Joe’s e outras grandes redes, foram recolhidas nos últimos meses devido ao surto, que, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), se intensificou na última semana. O fornecedor, Nate’s Fine Foods Inc., identificou a bactéria Listeria monocytogenes — causadora de doenças graves e até fatais — em uma amostra de sua massa.

As autoridades informaram que 27 pessoas em 18 estados foram afetadas e que estão conduzindo investigações para determinar a origem exata da contaminação.

Recolhimento nacional e casos graves

O surto afetou 27 pessoas em 18 estados. As refeições envolvidas — como fettuccine, linguine e farfalle — foram vendidas em redes varejistas de todo o país e recolhidas entre junho e outubro.

Das 27 pessoas contaminadas, 25 foram hospitalizadas, segundo os órgãos de saúde. A maioria relatou ter consumido refeições pré-cozidas. Em um dos casos, uma gestante perdeu o feto após adoecer, de acordo com as autoridades.

Os casos foram registrados na Califórnia, Flórida, Havaí, Illinois, Indiana, Louisiana, Michigan, Minnesota, Missouri, Carolina do Norte, Nevada, Ohio, Oregon, Carolina do Sul, Texas, Utah, Virgínia e Washington.

— Quando se trata de surtos de listeria, este é bastante significativo e de grandes proporções — afirmou Benjamin Chapman, especialista em segurança alimentar e chefe do Departamento de Ciências Agrícolas e Humanas da Universidade Estadual da Carolina do Norte. O número de mortes ligadas ao surto é “trágico”, acrescentou.

Em comunicado de 29 de setembro, a Nate’s Fine Foods declarou estar “comprometida com os mais altos padrões de segurança alimentar” e afirmou colaborar com o CDC, a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos) e autoridades estaduais de saúde para “investigar completamente a origem do problema”.

A Listeria monocytogenes é uma bactéria naturalmente presente no solo, na água e em animais, podendo contaminar alimentos durante a colheita, o processamento, o preparo ou o armazenamento. Ela prolifera em ambientes insalubres e resiste ao frio da geladeira e do congelador.

Ao consumir alimentos contaminados, as pessoas podem desenvolver listeriose — doença que nem sempre causa sintomas graves. Animais de estimação também podem transmitir a bactéria se ingerirem alimentos infectados.

Segundo o CDC, cerca de 1.250 pessoas são infectadas por Listeria anualmente nos EUA, e cerca de 172 morrem em decorrência da infecção. A agência classifica a bactéria como a terceira principal causa de morte por doenças transmitidas por alimentos no país.

Em fevereiro, cerca de dois milhões de produtos de panificação — incluindo donuts e pães de café vendidos no Dunkin’ — foram recolhidos por suspeita de contaminação. No mesmo mês, milk-shakes congelados distribuídos a lares de idosos e hospitais foram retirados do mercado após serem associados a um surto fatal de listeria que perdurou por anos.

No ano passado, dez pessoas morreram e mais de 60 adoeceram em decorrência de um surto ligado a uma fábrica da Boar’s Head, na Virgínia, que acabou sendo fechada definitivamente em setembro.

Sintomas e grupos de risco

A maioria dos infectados apresenta sintomas leves e se recupera em poucos dias, com diarreia, vômito e febre. Em outros casos, a infecção pode ser assintomática.

A listeria, no entanto, representa alto risco para gestantes, idosos e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, já que pode se espalhar rapidamente dos intestinos para a corrente sanguínea e causar doenças graves.

Em gestantes, os sintomas incluem febre, dores musculares e fadiga. Mesmo quadros leves podem resultar em aborto espontâneo, parto prematuro ou infecções graves em recém-nascidos. Outros pacientes podem apresentar sintomas semelhantes aos da gripe, além de dores de cabeça, rigidez na nuca, confusão mental, perda de equilíbrio e convulsões.

Os sintomas podem surgir no mesmo dia ou até 10 semanas após a ingestão dos alimentos contaminados, mas geralmente aparecem em torno de duas semanas, segundo o CDC.

Autoridades pedem cautela

As autoridades de saúde orientam os consumidores que possam ter adquirido os produtos recolhidos a verificar seus refrigeradores e congeladores — e a não consumi-los em hipótese alguma.

Também é recomendado higienizar geladeiras, recipientes e superfícies que possam ter tido contato com os alimentos contaminados, já que a Listeria monocytogenes pode sobreviver em ambientes refrigerados e se espalhar facilmente para outros produtos e superfícies.

Créditos

You may also like