O jornalista Maurício Kubrusly, de 80 anos, foi internado após sofrer uma queda e precisou ser encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa da Misericórdia de Itabuna, no sul da Bahia. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 15, pela assessoria do hospital.
Segundo a instituição, Kubrusly foi transferido para a UTI no domingo, 14, onde passou por um procedimento para drenagem de um hematoma. Não foram divulgados detalhes sobre o estado de saúde do jornalista.
Natural do Rio de Janeiro, Maurício Kubrusly vive no litoral sul baiano desde 2018, ano em que recebeu o diagnóstico de demência frontotemporal. Ele mora em uma comunidade à beira-mar ao lado da esposa, Beatriz Goulart, única pessoa cujo nome ele ainda reconhece.
Trajetória profissional
Com passagens por jornais impressos, rádio e televisão, Kubrusly entrou para a TV Globo na década de 1980. No Fantástico, ganhou projeção nacional com o quadro “Me Leva, Brasil”, que retratava o cotidiano de brasileiros que viviam fora dos grandes centros urbanos.
O projeto permaneceu no ar por 16 anos, período em que o jornalista visitou mais de 150 cidades e percorreu cerca de 400 mil quilômetros pelo país.
Em dezembro de 2024, sua trajetória foi revisitada no documentário “Kubrusly: mistério sempre há de pintar por aí”, lançado na Globoplay. A produção reúne imagens de arquivo e depoimentos de amigos e colegas de profissão.
O filme foi um dos vencedores do prêmio anual da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) em 2025.
