Home » MEC promove primeiro encontro da Rede Nacional de Cursinhos Populares

MEC promove primeiro encontro da Rede Nacional de Cursinhos Populares

by admin

O Ministério da Educação (MEC), realizou, nos dias 8 e 9, o 1º Encontro Nacional da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), que tem como objetivo garantir suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes socialmente vulneráveis que buscam ingressar na educação superior, especialmente por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O envento ocorreu em Brasília e contou com a participação dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos.

Ao todo, mais de 400 representantes de cursinhos populares participaram do encontro. A iniciativa visa garantir o fortalecimento da CPOP, a interlocução e a troca de experiência entre as organizações por meio de debates sobre práticas de educação popular.

“O encontro foi de uma importância histórica. Pela primeira vez, a educação popular nacional teve um lugar em Brasília para discutir seus rumos, métodos e apoios. O Pré-Vestibular Cidadão figura entre as experiências mais antigas do Brasil, o que me causou muito orgulho de saber que estamos na vanguarda da educação popular. A CPOP veio pra ficar!”, comenta Pedro Paulo Bichara, coordenador multidisciplinar nas áreas socioeducacional e socioambiental do Movimento Ética na Política (MEP).

Há mais de 20 anos, o MEP oferece em Volta Redonda, na região sul-fluminense, o Pré-Vestibular Cidadão (PVC) – curso de educação popular para jovens e adultos com vulnerabilidade socioeconômica. O programa tem como foco elevar a estima e oferecer a troca de conhecimentos entre alunos na linha crítico-construtiva.

“O encontro representou de fato um avanço para o MEP, que agora está articulado em rede nacional. Estou muito feliz em poder assistir e  acompanhar, depois de 26 anos do PVC, o protagonismo juvenil”, afirma o fundador do Movimento Ética na Política, José Maria da Silva, o Zezinho.

Continua após a publicidade

Além dos representantes dos cursinos e do MEC, a mesa de abertura do encontro contou ainda com as presenças da reitora da Universidade de Brasília, Rozana Naves, e da senadora Teresa Leitão (PT-PE). 

 

Créditos

You may also like