Home » Messi e Yamal se enfrentam na Finalíssima entre Argentina e Espanha

Messi e Yamal se enfrentam na Finalíssima entre Argentina e Espanha

by admin

Lionel Messi e Lamine Yamal têm encontro marcado antes mesmo da Copa do Mundo. Argentina e Espanha jogarão a Finalíssima em 27 de março de 2026, no Estádio Lusail, no Catar, na sexta-feira, às 15h (horário de Brasília). O jogo também marca o duelo entre as melhores seleções do ranking da Fifa, liderado pelos europeus na última atualização.

A Espanha se classificou através do título da Eurocopa de 2024, quando bateu a Inglaterra na decisão da Eurocopa. No mesmo ano, os hermanos venceram a Colômbia na final da Copa América. A Argentina também chega ao confronto com o título da última finalíssima. Em 2022, Messi e cia venceram a Itália, então vencedora da Euro, por 3 a 0 em Wembley. A nova Finalíssima será a primeira oportunidade do craque argentino enfrentar seu sucessor de camisa 10 no Barcelona, o jovem Lamine Yamal. 

“Esta partida emblemática é mais do que uma competição; é um símbolo de cooperação e respeito entre confederações, e uma oportunidade para que os torcedores desfrutem de um evento verdadeiramente histórico”, destacou o presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez.

O presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, afirmou: “Esta partida simboliza a união de dois continentes futebolísticos e demonstra o alcance global do nosso esporte em um confronto de enorme prestígio. Esperamos viver uma noite inesquecível de futebol de elite e celebração internacional”.

Mais detalhes sobre organização da partida e venda de ingressos serão divulgados nas próximas semanas, segundo comunicado da Conmebol.

Continua após a publicidade

Quais seleções foram campeãs da Finalíssima?

Argentina e Espanha se enfrentam pela quarta edição da Finalíssima, sendo a terceira participação dos hermanos.

Em 1985, França e Uruguai estrearam o modelo de jogo entre o campeão da Euro (1984) e da Copa América (1983) com vitória para o Velho Continente. Rocheteau e Touré marcaram os dois gols do placar de 2 a 0 para os franceses em Paris.

Houve uma pausa no duelo, retomado em 1993, com a Argentina, campeã sul-americana naquele ano, e a Dinamarca, vencedora da Euro em 1992. No tempo regular, o jogo terminou em 1 a 1, mas o time de Maradona venceu por 5 a 4 nas penalidades e levantou a taça em Mar del Plata, província de Buenos Aires.

Continua após a publicidade

Depois da vitória albiceleste, houve uma pausa de 29 anos na tradição, retomada após acordo de cooperação entre a Conmebol e a Uefa assinado em dezembro de 2021.

A Itália venceu a Eurocopa de 2020, e encarou a Argentina, campeã da Copa América de 2022. Neste ano, os hermanos venceram a Finalíssima por 3 a 0 em junho, seis meses antes de também levantarem a taça mundial. 

Compartilhe essa matéria via:

 

Créditos

You may also like