Home » Ministra do TSE indica voto pela cassação de Castro por abuso de poder econômico

Ministra do TSE indica voto pela cassação de Castro por abuso de poder econômico

by admin
Ministra do TSE indica voto pela cassação de Castro por abuso de poder econômico

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ). Foto: PABLO PORCIUNCULA/AFP

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral Isabel Gallotti deve votar, nesta terça-feira (4), pela cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, por abuso de poder econômico nas eleições de 2022. A ação foi pautada para julgamento após recurso do Ministério Público Eleitoral, que contesta decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio, que absolveu o governador em maio de 2024 por ausência de provas. Com informações da Mônica Bergamo, na Folha.

Autoridades que acompanham o caso afirmam que Gallotti deve considerar o conjunto probatório apresentado na investigação. Outros ministros avaliam a possibilidade de pedido de vista após o voto da relatora, o que pode adiar o desfecho. A condenação pode tornar Castro inelegível.

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Rodrigo Bacellar, também será julgado no mesmo processo. As acusações tratam do suposto uso político de projetos executados pela Fundação Ceperj e pela Uerj. Relatórios apontam contratações em larga escala sem transparência.

Rodrigo Bacellar e Jair Bolsonaro. Foto: reprodução

O Ministério Público do Rio identificou saques em dinheiro vivo em agências bancárias, totalizando R$ 248 milhões, feitos por dezenas de milhares de pessoas ligadas aos projetos investigados. A apuração indica que parte desses recursos teria sido usada para fins eleitorais. As movimentações são alvo de inquérito.

O governador nega irregularidades. Em nota divulgada na semana passada, afirma que todas as ações seguiram dentro da legalidade e sem relação com a campanha eleitoral. O texto destaca respeito ao processo legal e à vontade dos eleitores. Castro cita a absolvição anterior pelo TRE do Rio.

Além de Gallotti, participam do julgamento a presidente do TSE, Cármen Lúcia, e os ministros André Mendonça, Kassio Nunes Marques, Antonio Carlos Ferreira, Floriano de Azevedo Marques e Estela Aranha. O DCM, veículo de jornalismo progressista, acompanha a sessão.



Créditos

You may also like