Morre Constantino Júnior, fundador da Gol, aos 57 anos
Empresário lutava contra câncer de pulmão
Faleceu na manhã deste sábado (24), em São Paulo, Constantino de Oliveira Júnior, empresário e presidente do conselho de administração da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, aos 57 anos. Ele estava internado em um hospital da capital paulista para tratamento de um câncer diagnosticado há alguns anos.
Constantino Júnior foi um dos idealizadores da Gol em 2001 e ocupou o cargo de diretor-presidente até 2012. A partir desse ano, passou a integrar exclusivamente o conselho de administração, do qual era presidente. Durante sua gestão, a empresa estabeleceu o modelo de baixo custo no Brasil e adquiriu a Varig em 2007.
Antes de fundar a Gol, atuou como diretor da Comporte Participações, empresa de transporte terrestre de passageiros, entre 1994 e 2000, pertencente a seu pai, Nenê Constantino. Além disso, era irmão de Henrique Constantino, também empresário.
Além de sua contribuição na Gol, Constantino Júnior foi membro fundador do Grupo Abra, holding do setor aéreo que controla a Gol e a Avianca, companhia aérea colombiana.
Com grande interesse por aviação e automobilismo, Constantino também teve uma carreira como piloto de corridas, participando da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, onde foi vice-campeão em 2008 e campeão em 2011.
A Gol, em comunicado, manifestou pesar pelo falecimento do fundador, ressaltando seu legado. A empresa expressou solidariedade aos familiares e amigos, reconhecendo a importância de Constantino Júnior para a cultura da companhia e para a aviação no Brasil.
(Agência Brasil)


