Faz mais de 20 anos. De férias com a família em Paris, a carioca Lulu Novis se apaixonou por uma lagosta de pelúcia na vitrine de uma loja. De lá para cá, o crustáceo passou a integrar sua identidade visual, estampado em roupas e acessórios dos mais espirituosos. “Comecei me encantando pela estética e depois pela história. A lagosta precisa quebrar a própria casca pra crescer e evoluir. Fica mole, vulnerável, até que uma nova casca se forme. Melhor metáfora para a vida, e uma lembrança constante de coragem”, discorre Lulu. Nesta semana, a stylist e artista — que já assinou collabs de sucesso com a Farm e C&A — lança a coleção de azulejos hidráulicos Amuletos Afetivos, desenvolvida com a Dalle Piagge.
O laboratório de criação foi na própria casa de Lulu, na Gávea. Há um ano vivendo no imóvel com o marido, as duas filhas e a cobberdog Matilda, a artista desenvolveu os revestimentos inicialmente para a sua cozinha. “É emocionante ver a possibilidade de as minhas criações habitarem outros lares, o cenário dos meus sonhos ganhando espaço na vida real.” Além da lagosta — disponível no site da Dalle Piagge em cinco cores: vermelho e tofu; preto; verde; amarelo; e azul —, a coleção apresenta os ladrilhos com trevo e estrela. “São quatro corações que, juntos, formam a folha da sorte. Outro símbolo a minha vida.”
Anfitriã de mão cheia, Lulu recebe os amigos quase todo fim de semana. O stylist Felipe Veloso é habitué — e fã dos ladrilhos artsy. “Como uma mulher esteta, ela une referências clássicas da azulejaria e símbolos contemporâneos nessa coleção para vestir a casa. O resultado é chique e moderno”, resume Felipe.
No processo, Lulu fez uma série de visitas à fábrica da Dalle Piagge, em São Paulo. Lá, encantou-se com a criação do ladrilho em si, uma técnica centenária, totalmente artesanal. “A colaboração com designers e artistas como a Lulu nos dão a possibilidade de atualizar o tradicional conceito de ladrilho hidráulico”, celebra Divo Picazio Júnior, sócio-proprietário da fábrica. “O resultado desta coleção é um dos mais disruptivos.”
Sempre a mil, Lulu já está com uma linha de papel de parede prontinha para sair do forno, em parceria com outra marca de renome no mercado. “Estar cercado do belo nos ancora no presente, já que o olhar é fisgado pelo encantamento”, ela diz.
