Home » Na Bahia, trabalhadores da obra da BYD denunciam demissões durante greve

Na Bahia, trabalhadores da obra da BYD denunciam demissões durante greve

by admin

Operários que atuam na construção da fábrica da BYD — montadora chinesa, líder em veículos elétricos — em Camaçari, na região metropolitana de Salvador (BA), afirmam ter sido demitidos por justa causa, nesta segunda-feira (8), em meio à greve que já dura uma semana no canteiro de obras.

As notificações, segundo relatos, foram enviadas por aplicativo de mensagens após uma denúncia registrada na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de Camaçari, vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Capturas de tela mostram que três trabalhadores receberam os comunicados de desligamento durante a tarde desta segunda-feira (8). Os trabalhadores afirmam que, nas negociações realizadas ao longo da greve, havia sido sinalizado que as faltas seriam abonadas e que não haveria demissões em razão da paralisação.

Print de mensagem de desligamento recebida por trabalhador

As demissões partiram da empresa contratada pela montadora chinesa, e, segundo o Sindicato Livre dos Trabalhadores da Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial de Camaçari e Região, violam a legislação: entre os desligados estão integrantes da entidade e candidatos à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que possuem estabilidade provisória garantida pela CLT.

A obra da BYD em Camaçari está parada desde a semana passada por denúncias de condições inadequadas de trabalho. A mobilização deve continuar nesta terça-feira (9), com expectativa de ampliação dos protestos para denunciar o que os operários classificam como ações autoritárias da empresa contra trabalhadores envolvidos na luta.

A reportagem entrou em contato por e-mail com a montadora chinesa e a terceirizada responsável pelas contratações dos operários solicitando contraponto. O espaço está aberto para manifestações.



Créditos

You may also like