Uma modelo, atriz, influencer e DJ venezuelana entrou no radar do governo de Donald Trump, que faz grande pressão militar sobre a Venezuela e o regime de Nicolás Maduro.
Jimena Romina Araya Navarro, mais conhecida como Rosita, foi alvo de sanções do Departamento do Tesouro dos EUA na quarta-feira (3/12) por supostamente ajudar a financiar “grupos terroristas estrangeiros”. A decisão bloqueia bens da celebridade, entre outras medidas.
Autoridades do OFAC (Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros) afirmam que a venezulana “supostamente ajudou o notório chefe do Tren de Aragua (cartel do tráfico de drogas de origem venezuelana e ramificado nos EUA), Hector Rusthenford Guerrero Flores, conhecido como ‘Niño Guerrero'”, a fugir da temida prisão de Tocorón em 2012. Os dois viveriam um romance.
Informe de ‘procura-se’ contra Niño Guerrero
Reprodução/X
Rosita, que tem milhões de seguidores, já apresentou programas de TV e toca música eletrônica em eventos na Venezuela, na Colômbia e no México.
Mas investidores americanos dizem que o dinheiro, o glamour e as aparições públicas de Rosita mascaram um esquema que canaliza lucros diretamente para o grupo criminoso mais temido da Venezuela.
Jimena Romina Araya Navarro, mais conhecida como Rosita: alvo dos EUA
Reprodução/Instagram
Segundo os EUA, uma boate em Bogotá (Colômbia), ligada a seu ex-guarda-costas e empresário, Eryk Manuel Landaeta Hernández, era usada para traficar drogas e lavar dinheiro do cartel. Eryk Manuel foi preso na Colômbia em outubro de 2024, durante uma séries de operações para combater o Tren de Aragua.
Autoridades do Departamento do Tesouro afirmam que sua operação de lavagem de dinheiro ajudou a canalizar lucros para Niño Guerrero e para Giovanni Vicente Mosquera Serrano, importante operador do cartel, ambos já sancionados pelos EUA.
Quem é Rosita?
Rosita nasceu em 1983 na cidade de Maracay, capital do estado de Aragua, localizada a cerca de 119 quilômetros a oeste de Caracas.
Ela iniciou a carreira como atriz com papéis em diversas telenovelas, alcançando fama com programas de comédia na Venevisión, uma das principais emissoras de televisão do país, onde interpretava “uma empregada sexy”.
“Lá, ela interpretava uma personagem chamada ‘Rosita’, daí seu apelido”, disse à BBC um jornalista venezuelano. “O segmento em que ela participou foi um sucesso, e apresentações foram organizadas por todo o país. Dizem que ela chegou a se apresentar dentro de prisões como Tocorón, que na época era controlada peloe Tren de Aragua”, acrescentou ele.
Numa dessas apresentações, Rosita teria começado relacionamento com Luidij Ochoa, um ator de produções adultos que acabou assassinado durante um roubo.
Rosita então começou a namorar Carlos Rafael Galíndez, mais conhecido como Carlos Breaker e supostamente ligado a narcotraficantes venezuelanos. Ele foi encontrado morto e esquartejado em Caracas em 2016. Fotos do seu cadáver teriam sido divulgadas por sobrinhos da esposa de Maduro, numa tentativa de proteger Rosita de também ser assassinada. A influencer também teve o seu nome romanticamente ligado a Edison Agustín Barrera, vulgo “Catire”, ex-líder do Tren de Aragua que foi preso em Lima (Peru) quando tentava assaltar um banco.
Rosita e Niño Guerrero, o chefe do Tren de Aragua
Reprodução
Informações apontam que Rosita tem uma ligação sentimental com Niño Guerrero, o atual chefe do cartel. O paradeiro do líder do Tren de Aragua é desconhecido desde que ele fugiu novamente da prisão de Tocorón em 2023, momentos antes da intervenção das autoridades. Acredita-se que ele esteja na Colômbia.
Rosita participou recentemente de projetos audiovisuais como “QLQ este Liceo”, uma série transmitida no Instagram. Atualmente, a celebridade com 3,5 milhões de seguidores no Instagram, que tem um filho, estaria vivendo na Venezuela. Mas não há aparições públicas recentes dela.
Créditos
Não é só Maduro! Modelo, atriz e DJ entra no radar de Trump na Venezuela
2
