“Não havia controle”, passageiro relata pânico em pouso de avião na Somália
Um passageiro de 70 anos de idade em um voo que realizou um pouso de emergência na costa da capital da Somália relatou o terror e o pânico a bordo antes da aeronave fazer uma aterrissagem dramática na água, com todos os passageiros e tripulação saindo ilesos.
O avião, um Fokker 50 operado pela empresa Starsky Aviation, enfrentou uma falha técnica não especificada logo após a decolagem na terça-feira (10). Isso forçou a aeronave a retornar ao Aeroporto Internacional Aden Adde de Mogadíscio, saindo da pista e parando próximo à praia.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostraram os passageiros desembarcando do avião e caminhando na água após o piloto instruí-los a sair rapidamente, devido ao risco de incêndio.
A Autoridade de Aviação Civil da Somália informou que as 55 pessoas a bordo foram levadas a um hospital próximo para avaliação médica e atendimento.
O piloto foi elogiado pela companhia aérea por sua prontidão e calma durante a situação.
O passageiro Mohamed Hussein Odowa relatou à agência de notícias Reuters, nesta quarta-feira (11), que logo após alguns minutos de voo, o comandante anunciou a necessidade de retornar ao aeroporto devido a problemas técnicos não especificados.
“Mantenham a calma e apertem os cintos”, recordou ele a tripulação orientando os passageiros.
À medida que os motores começaram a falhar, os passageiros apavorados começaram a ler o Alcorão, conforme relatado por Odowa.
“O avião aterrissou, tocou a pista, mas então acelerou descontroladamente e percebemos que o piloto não conseguia parar, não havia controle dos freios”, afirmou ele.
Mesmo com uma das asas colidindo com um pequeno monte, a aeronave continuou deslizando até finalmente parar na beira da praia.
“O avião parou no oceano, com a água na altura dos joelhos, e as duas portas se abriram”, continuou o passageiro. “O piloto gritou ‘Saiam rápido…’. Eu era um dos passageiros mais idosos, mas de repente me vi do lado de fora com a minha bagagem, graças a Deus.”
A autoridade de aviação civil ainda não forneceu detalhes adicionais sobre a causa do incidente.


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2026/p/A/0cNosPQiOR0Bd9s92adQ/mercado-livre-01.jpeg)