Brasília (10/11/2025) – Enquanto o mundo volta os olhos para Belém (PA) com o início da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o governo federal dá mais um passo concreto na construção de um Estado mais preparado para enfrentar os desafios ambientais globais. Nesta segunda-feira (10/11), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou a Portaria MGI nº 9.913/2025, que autoriza a nomeação, no total, de 201 novas pessoas servidoras para reforçar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A medida, assinada pela ministra Esther Dweck, integra um conjunto de autorizações recentes que ampliam os quadros de pessoal dos dois institutos. Somadas, as portarias publicadas ao longo de 2025 autorizaram 1.011 novas nomeações, das quais 810 já foram efetivadas pelas entidades, fortalecendo a estrutura técnica e administrativa dedicada à proteção da biodiversidade, ao monitoramento dos recursos naturais e à implementação de ações de conservação e sustentabilidade.
Em agosto de 2024, o MGI deu início ao ciclo de recomposição dos quadros dos dois institutos ambientais, com a publicação de duas portarias que autorizaram os respectivos concursos públicos. As autorizações abriram 460 vagas para o Ibama. sendo 330 para Analista Ambiental e 130 para Analista Administrativo, e 350 vagas para o ICMBio, distribuídas entre 230 para Analista Ambiental e 120 para Analista Administrativo, todos cargos de nível superior. Conforme previsto, os próprios institutos ficaram responsáveis pela realização dos certames.
Em setembro deste ano, o MGI publicou a Portaria MGI nº 7.522/2025, que autorizou a nomeação de 460 pessoas candidatas aprovadas em concurso público para o Ibama, ampliando o quadro de pessoal do Instituto com profissionais de alto nível técnico. Na última sexta-feira (7/11) o Ibama concluiu a semana de ambientação da posse das novas pessoas servidoras.
No mesmo sentido, em agosto deste ano, o MGI publicou a Portaria MGI nº 6.478/2025, autorizando a nomeação de 350 novas pessoas servidoras para o ICMBio. Dessas, 120 atuando como Analistas Administrativos, responsáveis pela gestão e suporte das atividades do Instituto, e 230 como Analistas Ambientais, com foco direto em projetos e ações voltados à proteção e recuperação da biodiversidade brasileira. As nomeações foram efetivadas pelo ICMBio ainda em agosto, fortalecendo sua presença técnica em unidades de conservação e na execução de políticas públicas ambientais.
Capacidade estatal e ação climática
Essas medidas se inserem em uma estratégia mais ampla do governo federal de fortalecer as capacidades estatais, especialmente em áreas estratégicas para a sustentabilidade e a transição ecológica. Com mais de mil novas nomeações autorizadas para Ibama e ICMBio somente em 2025, o MGI consolida uma política de valorização do serviço público e de modernização da gestão de pessoas, que integra planejamento, eficiência e compromisso com o meio ambiente.
A expansão dos quadros dos institutos ambientais ocorre em um momento simbólico: o Brasil sedia a COP30, evento que marca o protagonismo global do país na agenda climática e consolida a necessidade de Estados fortes, com servidores qualificados e estruturas capazes de entregar políticas públicas robustas.
