Home » Norte-americano é suspenso por dois anos por doping

Norte-americano é suspenso por dois anos por doping

by admin

Londres (Inglaterra) – A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) confirmou nesta terça-feira que o norte-americano Alfredo Casso foi suspenso por dois anos após violar o Programa Antidoping do Tênis. O jogador de 24 anos testou positivo para a substância proibida clomifeno em julho de 2025, durante um torneio do ITF World Tennis Tour disputado em Santa Tecla, em El Salvador.

Casso, que alcançou como melhor ranking o 1013º lugar em simples da ITF, em junho de 2025, teve a infração enquadrada na categoria de moduladores hormonais e metabólicos (seção S4.2) da Lista de Substâncias Proibidas da Agência Mundial Antidoping (WADA) para 2025. A ITIA enviou ao atleta uma notificação de pré-acusação por violação das regras antidoping em 29 de agosto de 2025, referentes à presença e ao uso de substância proibida sem uma Isenção de Uso Terapêutico (TUE) válida.

O regulamento não exige suspensão provisória para essa substância e o norte-americano pôde seguir competindo enquanto o caso era investigado. Durante entrevistas e trocas de correspondência com a ITIA, Casso admitiu a violação, alegando que o clomifeno havia sido prescrito por um médico para o tratamento temporário de uma condição médica.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A ITIA aceitou que a infração não foi intencional, mas concluiu que o jogador não tomou medidas suficientes para mitigar o risco de uma violação das regras antidoping. Diante disso, foi oferecida uma suspensão de dois anos, aceita pelo atleta, que abriu mão do direito a uma audiência diante de um tribunal independente. A punição entrou em vigor em 9 de janeiro de 2026 e se estende até 8 de janeiro de 2028.

Além da suspensão, Casso perde resultados, prêmios em dinheiro e pontos de ranking obtidos no torneio em que testou positivo. Durante o período de inelegibilidade, ele está proibido de jogar, treinar, atuar como técnico ou frequentar eventos sancionados por entidades vinculadas à ITIA, como ATP, ITF, WTA, Wimbledon, USTA, Tennis Australia e federações nacionais.

Créditos

You may also like