Home » Nota da Executiva do PSOL em solidariedade à deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ)

Nota da Executiva do PSOL em solidariedade à deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ)

by admin

O Partido Socialismo e Liberdade vem por meio desta manifestar total solidariedade à deputada estadual pelo Rio de Janeiro, Renata Souza. Renata vem recorrentemente sofrendo ameaças à sua vida e à sua atuação parlamentar. Sendo a mulher mais votada da história da Alerj, a deputada representa as pautas de lutas do nosso partido, a luta contra a extrema-direita e a garantia de direitos para a sociedade do estado do Rio de Janeiro. Nessa luta acirrada contra aqueles que odeiam o povo, não podemos naturalizar ataques dessa natureza a uma parlamentar eleita.

Essa ofensiva a parlamentares negras não é algo de hoje: a pior experiência desse acirramento foi o feminicídio político de Marielle Franco. Ainda assim, esses ataques continuam na medida em que o ódio da extrema direita avança e cada vez mais temos as mulheres negras na ponta de lança na luta pela democracia e garantia de direitos para a população mais vulnerável. As ameaças à Renata não são apenas o ataque à mulher negra eleita, é uma ataque ao PSOL e a toda luta que temos representado no último período. Para nós do PSOL, é inadmissível numa estrutura política que se apresenta como democrática termos que lidar diariamente com esses ataques. Nesse sentido, reafirmamos o nosso compromisso com a segurança das mulheres negras do nosso partido. Renata Souza não está sozinha.

Esse ano de 2026, será um ano em que precisamos somar esforços e estratégias para a garantia da segurança das mulheres negras. Faremos isso enquanto partido, mas também entendendo que esse compromisso precisa ser assumido como tarefa da democracia brasileira. Renata e as mulheres negras do PSOL não irão recuar. Seguiremos!

Executiva Nacional do PSOL
19 de janeiro de 2026

Créditos

You may also like