Home » Nova ponte de Estreito entre MA e TO será entregue no dia 22

Nova ponte de Estreito entre MA e TO será entregue no dia 22

by admin

A nova ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Tocantins e do Maranhão pela BR-226, será inaugurada na próxima segunda-feira (22), a partir das 11h. A inauguração foi confirmada pelo Governo do Tocantins, nesta terça-feira (16).

A liberação para o tráfego marcará o aniversário de um ano desde o desabamento da estrutura antiga, que deixou 18 vítimas, sendo 14 mortos, três desaparecidos e um ferido. A ponte fica entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).

De acordo com o Governo do Estado, a cerimônia de inauguração será realizada nas duas cabeceiras da ponte, contemplando os municípios e contará com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do ministro do Esporte, André Fufuca, além do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).

A ponte, segundo o Estado, tem grande relevância no transporte da produção agrícola e industrial, além do tráfego da população. Quando ocorreu o colapso, em que o vão central caiu juntamente com diversos veículos e as vítimas, o transporte pelo Rio Tocantins passou a ser feito por balsas.

Andamento da obra

No dia 13 de dezembro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a obra da nova ponte estava 95% concluída.

A estrutura tem 630 metros de extensão, 19 metros de largura e um vão livre de 154 metros. Os veículos de pequeno, médio e grande porte vão trafegar por duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, e contar com dois acostamentos com três metros cada, barreiras de proteção do tipo New Jersey, dois passeios para pedestres e guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.

O investimento para construção da estrutura é de R$ 171,97 milhões, do Governo Federal.

Relembre o acidente

A ponte colapsou por volta das 14h50 do dia 22 de dezembro de 2024. No desabamento, caíram no Rio Tocantins três motos, um carro, duas caminhonetes e quatro caminhões, sendo que dois deles carregavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e outros 22 mil litros de defensivos agrícolas.

Em fevereiro deste ano, o que restou da estrutura antiga foi implodido e, logo depois, começaram as obras para a nova estrutura que servirá como uma importante rota para o transporte de pessoas e cargas. (G1)

John Cutrim

Créditos

You may also like