Athletico e Coritiba já pensam na temporada de 2026 e estreiam no Campeonato Paranaense logo na segunda semana do ano. Mas, quase um século atrás, a dupla comemorou o Natal com a disputa de um clássico importante.
A única vez em que o clássico Atletiba ocorreu em pleno Natal foi em 25 de dezembro de 1927. Na Baixada, onde hoje fica a Arena, o Furacão venceu por 2 a 1. Urbino e Marreco marcaram os gols do Rubro-Negro, e Ernesto descontou para o Coxa.
De acordo com o extinto jornal Diário Esportivo, a vitória do Athletico no clássico natalino “foi uma dolorosa decepção” para o Coritiba.
“Era quase que unânime a certeza de que o Coritiba derrotaria o seu adversário com facilidade”, relatou o jornal na época.
Por que Athletico e Coritiba disputaram o clássico no Natal?
O Campeonato Paranaense de 1927 começou em 08 de maio, com o empate entre Britânia e Athletico em 1 a 1. Segundo o historiador Flávio Soethe, do Grupo Helênicos e que hoje também trabalha no Coritiba, não estava previsto estender o Estadual até o ano seguinte. No entanto, o campeonato parou para excursão do Flamengo em Curitiba.
O Paranaense ficou sem jogos entre os dias 11 de setembro e 13 de novembro. Por conta da longa pausa, o Estadual se estendeu em 1927 até o Natal e terminou somente em 22 de janeiro do ano seguinte.
“Campeonato iniciou em maio com seis equipes e a previsão era que terminasse próximo de dezembro. O Coritiba vinha liderando o campeonato todo e tinha a previsão que seria campeão no final do ano. Mas o Flamengo veio fazer uma excursão no Paraná e veio jogar amistosos na nossa capital. A presença do Flamengo fez com que o Campeonato Paranaense fosse paralisado. Depois da passagem do Flamengo na nossa capital, o campeonato retornou normalmente. E com poucas datas à disposição, o Atletiba foi marcado para o dia 25 de dezembro, que caiu num domingo”, explica Soethe, em entrevista ao UmDois Esportes.
Coritiba foi o campeão paranaense
Apesar da decepção com a derrota para o Athletico, o Coritiba comemorou o título do Campeonato Paranaense de 1927. O jogo do título foi em 22 de janeiro de 1928, com vitória coxa-branca por 3 a 1 sobre o Palestra Itália.
“A derrota não atrapalhou muito os planos do Coritiba. Ele vinha liderando o campeonato, continuou vencendo e já no mês de janeiro de 1928, nas rodadas derradeiras, venceu os seus adversários, incluindo o Palestra na última rodada, e conseguiu vencer o campeonato daquele ano”, destaca o historiador do Grupo Helênicos.
