Home » O Papa à UISG: testemunhas do Evangelho nas fronteiras do mundo

O Papa à UISG: testemunhas do Evangelho nas fronteiras do mundo

by admin

Em uma carta enviada por ocasião do 60º aniversário da fundação da União Internacional das Superioras Gerais, Leão XIV exorta as religiosas a serem “peregrinas e discípulas missionárias da esperança” para curar as feridas daqueles que encontram

Vatican News

O Papa Leão invoca “a visão de São Paulo VI”, que promoveu a renovação da vida consagrada no mundo moderno após o Concílio Vaticano II. O Pontífice cita o Papa Montini em sua carta, datada de 26 de novembro de 2025, dirigida à irmã Oonah O’Shea, presidente da União Internacional das Superioras Gerais, por ocasião do 60º aniversário da fundação da UISG, em 8 de dezembro de 1965.

“Uno-me a vós na gratidão pelas muitas maneiras pelas quais a UISG realizou esta missão com fidelidade e coragem”, escreve o Papa, recordando como, ao longo de seus 60 anos de existência, a União promoveu um espaço de diálogo entre Superioras de cinco continentes, compartilhando “a riqueza de seus carismas” e os dons do Espírito Santo “para o bem da Igreja e do mundo”.

Discípulas missionárias de esperança

O Papa destaca que este tempo é caracterizado “por mudanças rápidas e necessidades prementes”, tornando o compromisso das religiosas no campo da cooperação e da missão nas fronteiras “um poderoso testemunho do Evangelho”. “O fato de este aniversário coincidir com o Ano Jubilar da Esperança”, acrescenta Leão XIV, “é uma graça especial”. Daí, a esperança de que neste “tempo sagrado”, “o chamado a ser peregrinas e discípulas missionárias da esperança” se renove: mulheres que, radicadas na consagração e guiadas pelo Espírito, ajudam a “reacender a confiança, curar feridas e acompanhar o povo de Deus com compaixão e perseverança alegre”. Por fim, as confia a Maria, “Mãe da Igreja e modelo de discipulado fiel”.

Um futuro a ser escrito

“Hoje celebramos uma história em constante evolução, projetada para o futuro e aberta a novos horizontes”, disse a irmã Oonah O’Shea, presidente da UISG, em um comunicado anunciando a produção do documentário “Vida consagrada, uma esperança transformadora”, que destaca o compromisso das religiosas nas periferias geográficas e existenciais. A história mostra a presença delas ao lado de migrantes e refugiados, documenta sua luta contra o tráfico de pessoas, sua defesa da dignidade humana e seu compromisso com a proteção da criação.

Créditos

You may also like