Home » O Papa e os cardeais, nos dias 7 e 8 de janeiro, os trabalhos do Consistório extraordinário

O Papa e os cardeais, nos dias 7 e 8 de janeiro, os trabalhos do Consistório extraordinário

by admin

Estão previstas três sessões a partir desta quarta-feira à tarde até quinta-feira, dia em que, pela manhã, às 7h30, o Pontífice concelebrará uma missa com os cardeais presentes no Altar da Cátedra de São Pedro.

Vatican News

A Evangelii Gaudium e a missão da Igreja, a constituição apostólica Praedicate Evangelium, o papel da Cúria e sua relação com as Igrejas particulares, a sinodalidade, a liturgia. Esses serão os temas centrais dos trabalhos do Consistório extraordinário convocado pelo Papa Leão XIV, o primeiro de seu pontificado, que se realizarão nesta quarta-feira, 7, e depois, na quinta-feira, 8 de janeiro. Dois dias de oração, partilha e reflexão, sob o signo da fraternidade e da comunhão, que o Papa viverá com os membros do Colégio Cardinalício, muitos dos quais participaram na manhã desta terça-feira na cerimônia de encerramento da Porta Santa e na Missa da Epifania. 

O encontro terá como objetivo “promover um discernimento comum e oferecer apoio e conselho ao Santo Padre no exercício de sua alta e pesada responsabilidade no governo da Igreja universal”.

Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um comunicado este sábado, 20 de dezembro, acerca do Consistório que se realizará no Vaticano nos dias 7 e 8 de janeiro de 2026.

Mais especificamente, o Consistório terá início na tarde desta quarta-feira, às 16h, na Sala do Sínodo, no Vaticano. Os trabalhos serão realizados a portas fechadas e contarão com a presença do Papa. Na quinta-feira, 8 de janeiro, o Papa concelebrará com os cardeais uma Missa no Altar da Cátedra da Basílica do Vaticano. Às 9h30, haverá a sessão matinal até às 12h45, novamente na Sala do Sínodo. O Pontífice e os cardeais se reunirão novamente à tarde, das 15h15 às 19h, para a conclusão dos dois dias de encontros.

 

Créditos

You may also like