o show de preconceitos da CNN Portugal ao falar do caso Vini Jr
Os mesmos analistas da CNN Portugal, criticados nas redes sociais por minimizarem a acusação de racismo feita por Vinícius Júnior no confronto entre Real Madrid e Benfica na última terça-feira (17) e por atribuírem a responsabilidade ao jogador, reiteraram sua postura preconceituosa e transfóbica.
O jogador brasileiro teria sido insultado com a palavra “macaco” pelo jogador argentino Gianluca Prestianni no primeiro jogo dos playoffs classificatórios da Champions League.
Ao abordar novamente o incidente, um dos analistas declarou: “Vou dizer algo que pode ofender muitas pessoas: ‘Hoje em dia, não se pode chamar um homem negro de negro, ou um cigano de cigano, mas pode-se chamar um homem de mulher. É a narrativa'”.
A coisa mais surreal que já ouvi na televisão.
Uma coisa é duvidar que Prestianni tenha proferido tais palavras, achar que Vinicius é provocador por natureza e defender a presunção de inocência.
Outra coisa é isso. A abordagem na CNN é totalmente inaceitável. pic.twitter.com/iFCfXrcgNT
— Gonçalo (@Lagos111O) 18 de fevereiro de 2026
Este mesmo analista já havia questionado a veracidade da denúncia feita pelo jogador do Real Madrid. “Ele pode não estar inventando, mas a questão é por que isso só acontece com ele”, afirmou, sugerindo que o jogador poderia estar entrando “em paranoia”.
Em outro momento, ele também afirmou que Vini Jr “não deveria ter provocado depois de marcar aquele grande gol”, insinuando que a postura do jogador contribuiria para os incidentes.
A repulsa que é o jornalismo português – Parte 2
Na CNN, um comentarista diz que o racismo é paranoia de Vinicius Jr e legitima atos racistas porque o jogador provocou…
O que acha a @CNNBrasil disso? O que pensam os responsáveis da @cnnportugal ?@geglobo @TNTSportsBR… pic.twitter.com/R1mEzteh6r— ElPibe (@fcportomaradona) 17 de fevereiro de 2026
As declarações foram criticadas por minimizarem acusações de racismo e por sugerirem que o comportamento do jogador justificaria hostilidades vindas das arquibancadas. Perfis nas redes sociais classificaram a abordagem como uma tentativa de proteger o Benfica e o meio-campista argentino Prestianni, acusado por Vini Jr. de insultos racistas durante o jogo.
IMAGENS EXCLUSIVAS DO MOMENTO EM QUE VINI JR. ACUSA PRESTIANNI DE RACISMO! O craque recebeu cartão amarelo e, pouco depois, acusou o árbitro de ter sido chamado de ‘macaco’ pelo jogador adversário após marcar o gol da vitória do Real Madrid. #MFM #CasaDaChampions #PósJogo pic.twitter.com/ZCmwe9RUga
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) 18 de fevereiro de 2026


