A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, e uma operadora australiana de data centers firmaram um acordo para construir uma infraestrutura de inteligência artificial (IA) de grande porte, avaliada em aproximadamente US$ 4,6 bilhões.
- Veja também: ‘Código vermelho’: concorrência ao ChatGPT faz OpenAI declarar alerta e reavaliar desenvolvimento de projetos
A NextDC, com sede em Brisbane, anunciou, na sexta-feira, a assinatura de um memorando de entendimento com a OpenAI para desenvolver um campus de IA e um “supercluster” de unidades de processamento gráfico (GPUs).
As duas empresas colaborarão no planejamento, desenvolvimento e operação da infraestrutura na região oeste de Sydney, informou a operadora australiana em comunicado. As ações da NextDC subiram 4,1% no início da tarde após o anúncio.
O governo australiano declarou que o projeto, com custo estimado em AU$ 7 bilhões (US$ 4,6 bilhões), criará milhares de empregos diretos e indiretos durante sua construção.
Segundo as autoridades, a instalação utilizará contratos de compra de energia de longo prazo provenientes de novas fontes renováveis e recursos de última geração que não exigem água potável para refrigeração.
