Home » Operário supera Londrina na força local da torcida; veja o ranking

Operário supera Londrina na força local da torcida; veja o ranking

by admin

Campeão paranaense em 2025 e dono de dois títulos nacionais recentes (Série D 2017 e Série C 2018), o Operário tem a maior torcida entre os times do Interior do Paraná em seu próprio reduto. De acordo com levantamento do Paraná Pesquisas, encomendado pelo UmDois Esportes, o Fantasma abocanha 9,9% dos torcedores de futebol ou simpatizantes em Ponta Grossa, a quarta maior cidade do estado em número de habitantes.

O clube de Vila Oficinas fica atrás somente do fenômeno Corinthians, que lidera em seis das nove principais cidades paranaenses, com 17,1%, e também do carioca Flamengo, que soma 10,6 pontos percentuais. O Operário, no entanto, empata tecnicamente com o Rubro-Negro porque a margem de erro é de 2,3%. A pesquisa entrevistou 1963 pessoas entre setembro de 2025 e novembro de 2025.

“Ponta Grossa tem paixão pelo time. Temos projetos em escolinhas e vamos formar muito mais torcedores em quatro, cinco anos”, aposta o presidente do Conselho Gestor do Fantasma, Álvaro Góes.

“Quando assumi o clube, tínhamos incerteza de jogar o Paranaense. Em 2026, vamos jogar quatro campeonatos. Temos margem para trabalhar e aumentar a torcida”, emenda o dirigente, revelou seu time de infância no podcast Carneiro & Mafuz.

Alex, técnico do Operário. Foto: Icon Sport

Londrina fora do pódio e Maringá em sexto

Fortemente influenciada pelo futebol paulista, Londrina não tem seu representante local entre as três maiores torcidas da cidade. O Tubarão, que subiu recentemente para a Série B, é o quarto colocado, com 7,8%. Está atrás de São Paulo (8,4%), Palmeiras (12,2%) e Corinthians (21,8%).

Como a margem de erro é de 1,3%, há empate técnico com o Tricolor, mas também com o quinto colocado Flamengo, que soma 7% dos fãs da localidade. Ou seja, o LEC pode ocupar o terceiro ou o quinto lugar na preferência dos londrinenses. A pesquisa entrevistou 5801 pessoas entre setembro de 2025 e novembro de 2025.

Já o vice-campeão paranaense Maringá aparece consolidado na sexta colocação na Cidade Canção, com 4,2% das respostas entre os torcedores. Na cidade, o domínio é do Corinthians (18,9%), seguido de Palmeiras (12,7%), São Paulo (10,6%), Flamengo (7,4%) e Santos (7%). Com margem de erro de 1,8%, a pesquisa entrevistou 2935 pessoas entre setembro de 2025 e novembro de 2025.

Para o presidente do Dogão, João Vitor Mazzer, o resultado é bastante natural e não surpreende. “Não me importo em, ainda, não ser o primeiro time do coração do torcedor por causa da idade do clube (fundado em 2010). Quem tem 40 anos hoje não vai mudar de clube. Mas pergunte para esses torcedores qual estádio ele mais frequentou nesse ano. Somos o segundo time do coração, mas o primeiro da vida deles”, aponta o dirigente do clube, que garantiu a permanência na Série C em sua temporada de estreia.

Cascavel e Foz também citados

Resposta de 3% dos torcedores entrevistados pelo Paraná Pesquisas, o Cascavel ocupa o oitavo lugar em sua própria cidade. A Serpente fica empatada tecnicamente com o Santos (5,1%) contando a margem de erro de 2,1%. O mesmo ocorre com o nono e o décimo colocados, Athletico (2,9%) e Coritiba (2,5%), respectivamente.

A amostra foi de 2367 habitantes, com entrevistas também conduzidas entre setembro de 2024 e novembro de 2025.

“Neste momento, o máximo que conseguimos ser é a segunda escolha. O time se define quando criança. Estamos construindo nossa torcida agora, com a gurizada das escolhidas que temos em 25 cidades. Mas tem um ponto importante. Nesse ano vendemos 35 mil camisas, o que mostra que estamos no caminho certo”, acredita o presidente do clube, Valdinei Silva.

O último time do Interior paranaense citado no levantamento das nove maiores cidades é o Foz do Iguaçu, que surge no oitavo posto. O time da Fronteira é mencionado por 1,6% dos 1997 torcedores entrevistados entre setembro de 2024 e novembro de 2025. Levando em consideração a margem de erro de 2,2%, o clube está em empate técnico com Athletico (1,6%), Vasco (0,9%) e Coritiba (0,6%).

Ranking de torcidas locais no Interior do Paraná

  1. Operário – 9,9% em Ponta Grossa
  2. Londrina – 7,8% em Londrina
  3. Maringá – 4,2% em Maringá
  4. Cascavel – 3% em Cascavel
  5. Foz – 1,6% em Foz do Iguaçu

Siga o UmDois Esportes

Créditos

You may also like