Home » Oscar fecha acordo histórico com YouTube para transmissão

Oscar fecha acordo histórico com YouTube para transmissão

by admin

Escrito en MÍDIA el

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, anunciou nesta quarta-feira (17) um acordo com o YouTube que pode ser classificado como histórico, por seus impactos profundos na indústria cinematográfica dos Estados Unidos e, possivelmente, em outros mercados globais quando o assunto é transmissão de grandes eventos.

O acordo firmado entre a Academia e o YouTube concede à plataforma de vídeos os direitos globais e exclusivos de transmissão do Oscar a partir de 2029, quando ocorre a 101ª cerimônia, com validade até 2033 e possibilidade de renovação.

Com isso, o Oscar deixará de ser transmitido pela ABC, emissora que detém os direitos até 2028 e que, desde 1976, exibiu aquela que é considerada a principal premiação da indústria cinematográfica mundial.

Além da cerimônia principal, o acordo com o YouTube inclui a transmissão do tapete vermelho, conteúdos de bastidores e o tradicional Governors Ball. Todo o conteúdo será exibido gratuitamente e ao vivo pela plataforma em todo o mundo.

Um dos objetivos centrais da Academia ao fechar o acordo com o YouTube é ampliar o alcance internacional da cerimônia, conectando o Oscar a diferentes culturas para além dos Estados Unidos. Para isso, está prevista a disponibilização de legendas em diversos idiomas.

“A Academia é uma organização internacional, e essa parceria nos permitirá expandir o acesso ao trabalho da Academia para o maior público global possível – o que será benéfico para nossos membros e para a comunidade cinematográfica como um todo. Essa colaboração aproveitará o vasto alcance do YouTube e trará ao Oscar e a outros programas da Academia oportunidades inovadoras de engajamento, ao mesmo tempo em que honra nosso legado. Poderemos celebrar o cinema, inspirar novas gerações de cineastas e oferecer acesso à nossa história cinematográfica em uma escala global sem precedentes”, afirmaram o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidenta da instituição, Lynette Howell Taylor, em nota conjunta.

Por sua vez, o CEO do YouTube, Neal Mohan, declarou que “o Oscar é uma das instituições culturais mais importantes do mundo, celebrando a excelência na narrativa e na arte”. “Fazer parceria com a Academia para levar essa celebração da arte e do entretenimento a espectadores de todo o planeta inspirará uma nova geração de criadores e amantes do cinema, mantendo-se fiel ao legado lendário do Oscar”, completou.

O anúncio do acordo entre a Academia e o YouTube surpreendeu gigantes do setor, como Netflix e Universal, que também disputavam os direitos de transmissão da cerimônia. Os valores do contrato não foram divulgados.

A transmissão do Oscar pelo YouTube inaugura uma nova etapa para as premiações audiovisuais e deve gerar impactos tanto na TV tradicional quanto nas plataformas de streaming. Embora o YouTube não possua – ao menos por enquanto – um estúdio próprio, a plataforma já conta com uma infraestrutura global de transmissão. Caso a iniciativa seja bem-sucedida, o modelo pode se tornar paradigmático não apenas para a indústria dos EUA, mas também para eventos culturais em escala mundial.

 

 

 

 

Com informações da Variety. 

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar

Créditos

You may also like