×

Otan inicia planejamento de ação militar no Ártico

Otan inicia planejamento de ação militar no Ártico

Otan inicia planejamento de ação militar no Ártico

Operação se dá em contexto de tensão com os EUA pelo controle da Groenlândia e não precisa de aprovação dos integrantes da aliança

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) iniciou na 3ª feira (3.fev.2026) o planejamento militar para uma missão no Ártico. Apelidada de “Articy Sentry” (“Sentinela Ártica”, em inglês), a operação se dá enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), tenta controlar a Groenlândia.

“Estão em curso os preparativos para uma atividade de vigilância reforçada da Otan, denominada Arctic Sentry”, disse o Coronel Martin O’Donnell, porta-voz do Quartel-General Supremo das Forças Aliadas na Europa. 

As regras da aliança permitem que o comandante supremo aliado da Otan na Europa, general Alexus Grynkewich, planeje e execute “atividades de vigilância reforçada” sem precisar de aprovação unânime dos aliados.

O ministro da Defesa da Dinamarca, Troels Lund Poulsen, chamou de “gratificante” o início do planejamento da missão na região do Ártico. “É crucial que trabalhemos em conjunto com nossos aliados da OTAN para aumentar a segurança no Ártico e no Atlântico Norte”, escreveu em seu perfil no X (ex-Twitter).

Não há informação se a ação militar será discutida no próximo encontro da Otan em 12 de fevereiro, em Bruxelas.

Trump e a Groenlândia

Trump tem repetido seu interesse de controlar a Groenlândia, território administrado pela Dinamarca. O presidente norte-americano afirma ser motivado por questões de segurança nacional. Afirma que os europeus não têm protegido a região do Ártico contra a interferência da Rússia e da China.

O republicano conversou em janeiro com o secretário geral da Otan, Mark Rutte. Disse que avançou em um acordo com a aliança a respeito da Groenlândia, sem dar mais detalhes. 

Créditos