A Sociedade Recreativa Favela do Samba realizará na sua quadra de ensaios (Sacavém), neste sábado (13), a partir das 19 horas, o lançamento da versão definitiva do seu samba enredo para o carnaval de 2026. Como já é do conhecimento público, o samba enredo favelense tem como autores a dupla Luzian Filho e Josias Filho, a pós concurso aberto a todos os compositores e interessados em participar do certame. A festa terá entrada franqueada para todos aqueles que gostam e tem interesse em curtir atividades do campo sambista local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo informações da diretoria da Favela do Samba, este será um evento amplo que marcará também a confraternização de final de ano dos adeptos daquela agremiação carnavalesca com todos os integrantes da escola, incluindo possivelmente a presença da homenageada Nelinha do Babaçu. Além disso a festa de lançamento contará com várias atrações já confirmadas, como a Bateria da Turma de Mangueira, o grupo Markão e seus parceiros, os Blocos Tradicionais “Os Tremendões” e “Os Brasinhas”, além da Bateria Carcará e toda ala de harmonia da Favela do samba.
Portanto, o samba que será lançado será inspirado na trajetória da cidadã Cornélia Rodrigues (Nelinha do Babaçu), atualmente uma das maiores empreendedoras e difusora da cultura oriunda da Palmeira de Babaçu, amplamente abundante na nossa região. Nelinha é oriunda da localidade Santa Eulalia, no município de Palmeirândia e tem uma impressionante história de lutas e conquista, que a tornou uma importante porta-voz desse segmento extrativista e econômico do Maranhão, sendo reconhecida nacional e internacionalmente.
Segundo depoimento do presidente da Favela do Samba, Euclides Moreira Neto, “é com alegria e grande entusiasmo que convidamos a comunidade ludovicense e maranhense a participar do lançamento do nosso Samba Enredo de 2026, que que teve duas etapas importantíssimas: primeiro a escolha foi fruto de uma consulta popular feita entre os simpatizantes e a comunidade em geral, tendo sido vencedora o tema inspirada em Nelinha do Babaçu e sua trajetória de muitas lutas e conquistas, que reflete muito bem a história das quebradeiras de coco de nossa região, tema sugerido pela professora e pesquisadora, Rosângela Protásio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

