Melbourne (Austrália) – Alguns importantes nomes já deram as caras neste primeiro dia de Australian Open. Inaugurando a programação da Rod Laver Arena, a italiana Jasmine Paolini não teve dificuldades para superar a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich, 102ª do ranking, por 6/1 e 6/2, em apenas 69 minutos de partida.
Atual número 8 do mundo e finalista de Roland Garros e Wimbledon em 2024, Paolini nunca passou das oitavas de final em Melbourne e defende a terceira rodada do ano passado. Ela aguarda agora o duelo entre a eslovena Veronika Erjavec e a polonesa Magdalena Frech, que se enfrentam apenas no segundo dia, para conhecer sua próxima adversária.
Power. Precision. Paolini
The Italian bags the first set 6-1.@wwos • @espn • @tntsports • @wowowtennis • #AO26 pic.twitter.com/y0fKsfudoB— #AusOpen (@AustralianOpen) January 18, 2026
Quem também começou em alto ritmo foi a grega Maria Sakkari, ex-top 3 e hoje na 52ª colocação da WTA. A tenista de 29 anos bateu em sets diretos a francesa Leolia Jeanjean, 101ª, parciais de 6/4 e 6/2, em 1h18 de jogo.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Semifinalista em Paris e Nova York em 2021, Sakkari fez oitavas na Austrália em 2020 e 2022, mas não passou da estreia na temporada passada. Podendo somar tudo o que fizer nesta edição, ela terá um desafio duríssimo na próxima fase, já que enfrenta a vencedora do confronto entre a croata Donna Vekic, vice-campeã olímpica nos Jogos de Paris, e a russa Mirra Andreeva, atual número 7 do mundo.
#AO26 main draw Day 1, lesson no. 1: do not count Sakkari out!
6-4, 6-2, and she is through to the second round @wwos • @espn • @tntsports • @wowowtennis • #AO26 pic.twitter.com/v5F3zTxORs
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 18, 2026
Yastremska é a primeira cabeça eliminada
A primeira surpresa desta edição do Australian Open foi a queda da ucraniana Dayana Yastremska, cabeça de chave número 26 e semifinalista do torneio em 2024, que acabou derrotada pela romena Elena-Gabriela Ruse, apenas 76 do ranking, por 6/4 e 7/5.
Ruse pode ter pela frente outra ucraniana, já que sua próxima adversária sai do duelo entre a qualifier Yuliia Starodubtseva e a australiana Ajla Tomljanovic.
Na Kia Arena, a convidada da casa Talia Gibson, de 21 anos e 119ª do ranking, atropelou a russa Anna Blinkova, 62ª colocada, por 6/1 e 6/3. Em busca de uma inédita terceira rodada de Slam na carreira, Gibson espera pela tcheca Barbora Krejcikova ou a russa Diana Shnaider, 23ª principal inscrita.
Outro jogo já encerrado teve a vitória da norte-americana Caty McNally sobre a japonesa Himeno Sakatsume, vinda do qualificatório, por 6/3 e 6/1. McNally enfrenta agora a canadense Victoria Mboko, de 19 anos e cabeça 17, ou a convidada australiana Emerson Jones, de apenas 17 anos.
