O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários simulados na primeira pesquisa eleitoral de 2026 realizada pelo instituto AtlasIntel, divulgada nesta quarta-feira (21). O levantamento, que mede as intenções de voto dos brasileiros para a corrida presidencial, mostra vantagem considerável de Lula sobre possíveis adversários.
Na simulação mais ampla de primeiro turno, que inclui nomes do bolsonarismo e governadores aliados da direita, Lula concentra quase metade das intenções de voto, com 48,4%. Ele supera com folga o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que tem 28% das intenções de voto e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que aparecem bem atrás na corrida presidencial com 11%.
Em outro cenário testado, com Flávio Bolsonaro como principal adversário, o presidente mantém praticamente o mesmo patamar de votos, com 48%. O senador ocupa a segunda posição, com 35% enquanto outros possíveis candidatos registram percentuais baixos, que não passam do primeiro dígito: o governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil) tem 4,3%, o empresário Renan Santos (Missão) com 3,4%, os governadores do Paraná Ratinho Jr. (PSD) e de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) empatados com 2,8% e por fim Aldo Rebelo (DC) com apenas 1%.
Quando o embate envolve Tarcísio de Freitas, apontado como um dos nomes mais fortes da direita para 2026, Lula também permanece à frente com ampla vantagem: o presidente tem 48,5% e Tarcísio 28,4%. Os demais pré-candidatos testados aparecem com menos de 5% das intenções de voto, o que reforça a distância entre o atual presidente e seus concorrentes.
A pesquisa ainda avaliou um cenário em que Michelle Bolsonaro (PL) surge como principal representante do bolsonarismo. Mesmo nesse caso, Lula lidera com folga, com 48,2% das intenções de voto. Enquanto a ex-primeira-dama aparece em segundo lugar, com 30,9%.
Ao simular uma reedição do confronto eleitoral de 2022, com Jair Bolsonaro (PL), o levantamento mostra Lula novamente à frente. O ex-presidente aparece numericamente próximo, apesar de estar inelegível: 46,4% para o petista contra 43,4% para o presidiário.
Sem a presença de candidatos da família Bolsonaro e do governador Tarcísio de Freitas, o presidente Lula aparece isolado na liderança, com 48% das intenções de voto. Na sequência, surgem Ronaldo Caiado (15,2%), Romeu Zema (11,4%) e Ratinho Jr. (9,4%), enquanto Renan registra 3,9% e Aldo soma 1%. Nesse cenário, 8,1% dos entrevistados optaram por voto branco ou nulo, e 2,2% afirmaram ainda não ter definido o voto.
Nos cenários de segundo turno, Lula também venceria todos os adversários testados, incluindo nomes do bolsonarismo e governadores cotados para a disputa. Em todas as simulações diretas, o presidente mantém vantagem, variando de acordo com o oponente.
Confira os cenários de 2 turno:
Cenário 1
- Lula: 49%
- Jair Bolsonaro: 45%
Cenário 2
- Lula: 49%
- Tarcísio de Freitas: 45%
Cenário 3
- Lula: 49%
- Flávio Bolsonaro: 45%
Cenário 4
- Lula: 49%
- Michelle Bolsonaro: 45%
Cenário 5
- Lula: 49%
- Ronaldo Caiado: 39%
Cenário 6
- Lula: 49%
- Romeu Zema: 39%
Cenário 7
- Lula: 49%
- Ratinho Jr.: 39%
Cenário 8
- Lula: 49%
- Eduardo Leite: 23%
Pesquisa também mediu rejeição
O Insituto AtlasIntel também mediu a rejeição dos nomes testados. Jair Bolsonaro lidera o índice negativo com com 50%, seguido por Lula (49,7%) e por Flávio Bolsonaro (47,4%). Michelle Bolsonaro também apresenta rejeição elevada (44,9%), enquanto Fernando Haddad (PT) figura entre os menos rejeitados do levantamento, com 36,9%.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também apresenta desempenho competitivo nas simulações para a Presidência. Nos cenários testados, o titular da equipe econômica supera tanto Flávio Bolsonaro quanto Tarcísio de Freitas em disputas diretas.
Na primeira simulação, Haddad aparece na liderança com 41,5% das intenções de voto, à frente de Flávio Bolsonaro, que registra 35,4%. Mais atrás, surgem Ronaldo Caiado (5,2%), Renan Santos (3,4%), Romeu Zema (3,3%), Eduardo Leite (2,6%) e Aldo Rebelo (1,1%).
Já no segundo cenário, o ministro amplia levemente o desempenho e atinge 42%, enquanto Tarcísio de Freitas aparece em segundo lugar, com 28,9%. Na sequência, estão Ronaldo Caiado (5%), Ratinho Jr. (4,9%), Romeu Zema (3,8%), Renan Santos (3,6%) e Aldo Rebelo (0,7%).
A pesquisa ouviu 5.418 eleitores entre 15 e 20 de janeiro de 2026. A margem de erro é de 1 ponto percentual, com 95% de nível de confiança. O levantamento foi realizado por meio digital e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral.
*com informações do portal A Tarde
