Home » PF desarticula grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários no MA

PF desarticula grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários no MA

by admin

Uma operação para desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes contra a Previdência Social foi deflagrada nessa quinta-feira (4). O grupo contava com o auxílio de um servidor.

As investigações revelaram que o grupo atuava por meio do acesso ilícito aos sistemas do INSS, viabilizando a concessão indevida de benefícios como pensões por morte, auxílios-reclusão, pensões alimentícias e seguros-desemprego.

Foram cumpridos durante a Operação Hacker SA II sete mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Pará. As ordens judiciais foram cumpridas nos Estados do Maranhão, Pará e São Paulo.

Já foram identificados 226 benefícios fraudulentos, que contabilizam, até o presente momento, um prejuízo de R$ 10 milhões aos cofres públicos, segundo a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP).

A ação foi realizada pela Polícia Federal e contou com a participação da CGINP, do Ministério da Previdência Social (MPS). Em janeiro de 2024 já tinha ocorrido a primeira fase da Operação Hacker SA.

Há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.

Créditos

You may also like