Roma (Itália) – Presidente da Federação Internacional de Tênis (ITF), o norte-americano David Haggerty lamentou o falecimento de Nicola Pietrangeli nesta segunda-feira. Lenda do tênis italiano e bicampeão de Roland Garros em 1959 e 1960, ele também fez história na Copa Davis.
Pietrangeli é até hoje o recordista mundial em partidas disputadas na competição (164) e vitórias em simples (78), além de ter feito parte da dupla mais vitoriosa na história da Davis com Orlando Sirola. A parceria venceu 34 jogos e perdeu apenas 8.
“Nicola Pietrangeli personificava tudo o que a Copa Davis representa: paixão, prestígio e orgulho de representar sua nação”, disse Haggerty, em comunicado à imprensa. “Além de ter alcançado o topo do tênis individualmente, ele compreendia verdadeiramente o significado de jogar tênis por algo maior do que ele mesmo. Suas conquistas incríveis estão gravadas nos 125 anos de história da Copa Davis”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Ele deixa um legado vasto e inestimável no tênis, tanto na Itália quanto no mundo todo. Em nome de todos na ITF, gostaria de expressar minhas sinceras condolências à sua família e amigos”, acrescentou o dirigente.
Funeral no Foro Italico

Além da carreira vitoriosa, Pietrangeli também deu nome da arena que muitos consideram “a quadra mais bela do mundo”, no Foro Itálico em Roma. A capela funerária será montada nesta quarta-feira na quadra que leva seu nome, um local simbólico na história do tênis italiano e palco de muitas de suas conquistas.
O espaço estará aberto ao público a partir das 9h para que todos os fãs, atletas e instituições esportivas possam prestar homenagem a uma das figuras mais icônicas do esporte italiano. Uma breve cerimônia memorial será realizada ao meio-dia. O funeral será realizado em caráter privado às 15h.
