Home » POLÍCIA FEDERAL FAZ BUSCAS CONTRA SENADOR WEVERTON ROCHA EM OPERAÇÃO QUE INVESTIGA DESVIOS BILIONÁRIOS DO INSS

POLÍCIA FEDERAL FAZ BUSCAS CONTRA SENADOR WEVERTON ROCHA EM OPERAÇÃO QUE INVESTIGA DESVIOS BILIONÁRIOS DO INSS

by admin

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que apura um esquema nacional de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo apuração da GloboNews, um dos alvos dos mandados de busca e apreensão é o senador Weverton Rocha (PDT-MA).

A investigação investiga a atuação de organizações que teriam promovido descontos irregulares diretamente nos benefícios de aposentados e pensionistas, sem autorização válida dos segurados. De acordo com a Polícia Federal, os crimes ocorreram entre os anos de 2019 e 2024 e envolvem valores expressivos.

Conforme informações divulgadas pelas autoridades, os desvios podem chegar a aproximadamente R$ 6,3 bilhões, atingindo milhares de beneficiários em todo o país. O esquema consistia, principalmente, na cobrança indevida de taxas associativas e outros descontos não autorizados, que eram retirados mensalmente dos pagamentos do INSS.

A nova fase da operação tem como objetivo aprofundar a coleta de provas, identificar os responsáveis pelo esquema e esclarecer o grau de participação de cada investigado. Os mandados de busca e apreensão foram autorizados pela Justiça Federal e cumpridos em endereços ligados aos alvos da investigação.

Até o momento, a Polícia Federal não divulgou detalhes sobre eventuais prisões ou medidas cautelares adicionais. O senador Weverton Rocha ainda não teve condenação e, conforme prevê a legislação brasileira, todos os investigados têm direito à presunção de inocência até o trânsito em julgado de eventual decisão judicial.

A Operação Sem Desconto é considerada uma das mais relevantes no combate a fraudes contra o sistema previdenciário, diante do impacto financeiro e social causado pelos descontos indevidos, que atingem diretamente aposentados e pensionistas — um dos grupos mais vulneráveis da população. Veja o vídeo:

O caso segue em investigação, e novas informações poderão ser divulgadas pelas autoridades nos próximos dias.

Por-BlogCastro.com.br/Política e Cotidiano. 

Créditos

You may also like