Home » Ponte do Estreito entre Maranhão e Tocantins chega a 95% de conclusão e deve ser entregue dia 17 de dezembro

Ponte do Estreito entre Maranhão e Tocantins chega a 95% de conclusão e deve ser entregue dia 17 de dezembro

by admin

A reconstrução da ponte entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) entrou na reta final com previsão de entrega no dia 27 de dezembro, Com a união das estruturas construídas a partir das duas margens do Rio Tocantins, a obra da nova ponte na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), alcançou 95% de execução.

O avanço marca uma das etapas mais importantes do empreendimento, que recebeu investimento de R$ 171,97 milhões do Governo Federal.

Quando concluída, a estrutura restabelecerá uma rota estratégica para o Norte do país, reforçando o fluxo de pessoas e cargas na região.

Para acelerar a entrega, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mantém frentes de trabalho em ritmo contínuo.

Cerca de 500 profissionais atuam dia e noite, divididos em dois turnos. A projeção do órgão é concluir a obra até o fim deste mês.

Atualmente, os serviços avançam de forma simultânea em diversos pontos da travessia.

WhatsApp Image 2025-12-11 at 10.40.51

As equipes trabalham na finalização dos acessos, na protensão dos cabos laterais do balanço sucessivo, no asfaltamento da pista sobre a ponte e na instalação das barreiras New Jersey e do guarda-corpo.

Nos próximos dias, está prevista a aplicação das juntas de dilatação do balanço sucessivo e dos encontros nos lados tocantinense e maranhense.

Também serão executadas as calçadas nos acessos e a laje de transição no trecho do Tocantins. Na fase final, serão implantados a sinalização e todo o sistema de segurança viária necessários para a liberação do tráfego.

A nova ponte é considerada fundamental para garantir mais fluidez, segurança e integração logística entre o Maranhão, o Tocantins e todo o corredor de escoamento da região Norte.

A nova ponte terá 630 metros de extensão, 19 metros de largura e um vão livre de 154 metros. Com investimento de R$ 171,1 milhões, mais de 500 trabalhadores atuam praticamente 24 horas por dia para cumprir o prazo de entrega.

A estrutura substituirá a ponte que desmoronou em 22 de dezembro de 2024, tragédia que deixou 14 mortos, um ferido e três desaparecidos e que completa um ano neste mês.

A expectativa é restabelecer de forma segura a ligação entre Tocantins e Maranhão, rota estratégica para o fluxo de pessoas e mercadorias.

Créditos

You may also like