Home » Pontos de abastecimento de navios no Porto de Rio Grande passam por vistoria técnica — Ibama

Pontos de abastecimento de navios no Porto de Rio Grande passam por vistoria técnica — Ibama

by admin

Porto Alegre/RS (09/12/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, em novembro, uma série de vistorias nas empresas responsáveis pelo abastecimento de navios e embarcações no Porto de Rio Grande (RS). A ação teve como objetivo mapear os atores envolvidos nos procedimentos de abastecimento, avaliar a gestão de riscos de acidentes e verificar a necessidade de inclusão dessas empresas no Plano de Área do Porto de Rio Grande (PAPORG).

Navio abastecedor sendo carregado para levar carga ao navio – Foto: Marlova Intini/Ibama/RS

Integrantes da equipe técnica de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais no Rio Grande do Sul (Nupaem-RS), em conjunto com a empresa Portos RS, inspecionaram as duas companhias responsáveis pela atividade no Porto de Rio Grande, acompanhando as operações de carregamento, transporte de combustível e abastecimento, bem como a verificação dos procedimentos adotados. As empresas vistoriadas realizam o abastecimento diretamente no costado dos navios, a partir dos cais dos terminais ou em áreas de fundeio autorizadas pela Capitania dos Portos.

Após a conclusão das vistorias, duas empresas foram convocadas a integrar o PAPORG e já participaram da reunião do colegiado realizada ainda em novembro. Uma outra será convidada a compor o PAPORG nos próximos dias.

O Plano consolida os Planos de Emergência Individual (PEI) das empresas sujeitas ao risco de poluição por óleo, o que fortalece ações de prevenção, preparação e resposta a emergências, além de promover apoio mútuo em incidentes de maior complexidade. Atualmente em fase de revisão, o PAPORG vem ampliando o diálogo com novos operadores da região para integrar seu colegiado.

Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br 
61 3316-1015



Créditos

You may also like