Lando Norris conquistou o título de Fórmula 1 de 2025 ao final de uma corrida relativamente tranquila para ele, porém, um lance poderia ter alterado significativamente seu resultado. Depois de seu primeiro pit stop, quando voltou atrás do trânsito, ele precisou ultrapassar Yuki Tsunoda, companheiro de Max Verstappen, para voltar a terceira posição.
Na 23ª volta, Norris se aproximou o suficiente do piloto japonês na reta entre as curvas 5 e 6 para fazer seu primeiro ataque, com o DRS ativado. No entanto, o piloto da Red Bull, instruído a tentar atrasá-lo o máximo possível, começou a ziguezaguear na frente do britânico. Sob pressão para passar, Norris desviou para a esquerda para atacar, colocando as quatro rodas sobre a linha branca.
Todo o incidente foi rapidamente registrado e, em seguida, colocado sob investigação pelos comissários de bordo, seja pela defesa de Tsunoda ou pela ultrapassagem fora da pista de Norris. As decisões foram tomadas durante a corrida, com uma penalidade de cinco segundos imposta ao primeiro (e um ponto na superlicença), enquanto o segundo escapou da punição.
No entanto, as decisões não foram publicadas até depois da corrida, o que permitiu uma melhor compreensão do raciocínio por trás delas. Na realidade, os comissários simplesmente consideraram que a defesa de Tsunoda não apenas excedeu os limites, mas também forçou Norris a sair da pista, o que explica a ausência de uma penalidade para o segundo.
A decisão sobre Tsunoda
Yuki Tsunoda, Red Bull Racing
Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
“O carro nº 4 estava ultrapassando o carro nº 22. O carro nº 22 fez várias mudanças de direção que acabaram forçando o carro nº 4 a sair da pista para evitar uma colisão. Ao fazer isso, o carro nº 22 também forçou o carro nº 4 a sair da pista”.
A decisão sobre Norris
“O piloto do carro nº 4 ultrapassou o carro nº 22 fora da pista, mas isso aconteceu porque o piloto do carro nº 22 fez várias manobras para defender sua posição contra o carro nº 4. Se o carro nº 22 não tivesse feito essas manobras, o carro nº 4 o teria ultrapassado sem sair da pista, mas ele saiu da pista para evitar o contato com o carro nº 22.”
“Além disso, as diretrizes de direção estabelecem que, se um carro for ‘forçado a sair da pista’ (que é o que realmente aconteceu aqui), não se considera que ele tenha feito a ultrapassagem. Embora tecnicamente a ultrapassagem tenha ocorrido fora da pista, decidimos, em vista do exposto acima, não tomar nenhuma sanção”, finaliza a decisão.
Max MATADOR, Norris na VANTAGEM e Piastri SEM NADA A PERDER: Tudo da DECISÃO da F1! Com FELIPE MOTTA
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