Em muitas casas, o costume de dormir com os cães na cama ainda persiste. Alguns donos preferem passar a noite com seus animais de estimação, enquanto outros reservam áreas da casa exclusivamente para eles.
- Por que hoje é a data certa para montar a árvore de Natal? Veja o que diz a tradição cristã
- Glicose: os 6 alimentos que evitam o aumento de açúcar no sangue
Uma veterinária no TikTok por trás da conta @lauracromía, conhecida por suas dicas para donos de animais de estimação, revelou que deixar os cães dormirem no chão pode ter efeitos a longo prazo.
Segundo a especialista, o hábito dos cães de dormir no chão pode causar problemas de coluna e dores nas articulações, que podem levar a doenças graves mais tarde.
“É comum alguns cães gostarem de dormir no chão. No entanto, isso não é o melhor para a saúde deles, pois pode causar problemas como dores nas articulações, rigidez ou dor lombar”, disse a veterinária.
No caso dos filhotes, o frio e a umidade do solo podem afetar seus membros e causar desconforto nos ossos.
“Os filhotes não têm a capacidade de regular a temperatura corporal, então o frio do chão pode afetá-los negativamente”, acrescentou.
Superfícies duras, que causam desconforto nas costas e no pescoço, também podem causar calos e irritações na pele dos cães.
- Febre do whey: com explosão nas vendas, suplementos apresentam irregularidades; veja como se proteger
Acredita-se que, além disso, os pisos não lhes permitem descansar confortavelmente e, por isso, os animais mudam de posição constantemente. Em climas frios ou excessivamente quentes, as superfícies transmitem temperaturas desagradáveis para os animais de estimação.
Onde os cães devem dormir?
A melhor maneira de garantir que os cães durmam bem é colocá-los em uma cama acolchoada que ofereça amortecimento para as articulações, pescoço e coluna, prevenindo problemas futuros.
Nas estações frias, é aconselhável que durmam em locais elevados, longe do chão e de correntes de ar que possam afetá-los.
Recomenda-se que o local onde dormem seja isolado de ruídos constantes ou altos. Um cobertor quente e aconchegante pode ser usado para que o associem a uma sensação de proteção.
O melhor a fazer é prestar atenção à linguagem corporal de cada animal de estimação para descobrir quais problemas de saúde ele tem e como está a qualidade do seu descanso.
