A Porsche Cup, em parceria com a Microsoft, Kumulus e IturanMob, anunciou a implementação de uma nova plataforma de inteligência artificial que visa otimizar as operações técnicas da competição, automatizando processos de manutenção e reparo dos veículos.
O projeto marca uma nova fase na estratégia de inovação da categoria, que desde 2023, já utilizava a nuvem da Azure, provida pela Microsoft, para análise de telemetria. Agora, a IA será aplicada para resolver um dos maiores gargalos da competição, o diagnóstico e a reparação das avarias nos carros entre as etapas.
“Nós enfrentávamos vários problemas para chegar a um diagnóstico do nosso trabalho. Não existia nada que conseguisse acompanhar o nosso tempo de operações”, explica Dener Pires, presidente da Porsche Cup, durante coletiva de imprensa realizada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Com 82 carros em operação e mais de 40 corridas por temporada, a logística de manutenção é intensa, explica o executivo, destacando que, na pista, a diferença entre o primeiro e o vigésimo colocado são milésimos de segundo, exigindo que o diagnóstico mecânico seja rápido e fiel para garantir a equidade na competição.
Anteriormente, processos como a vistoria de batidas e a listagem de peças para reparo dependiam de conferências manuais e relatórios individuais. Com a nova solução que está sendo implementada, a IA processa textos e imagens para agilizar essas tarefas, gerando um ganho de eficiência operacional de até 40%.
“Quando ocorre uma batida, o carro é trazido e a análise de avarias, que era pautada em fotografia e totalmente humana, agora passa por um sistema baseado em IA”, diz Renan Vellone, da Kumulus, que coordenou o projeto. “Após a análise das fotos, a ferramenta entrega uma listagem automática das peças que precisam ser reparadas.”
Segundo Enzo Morrone, diretor de operações da Porsche Cup, essa mudança leva a eficiência a um novo nível. “Tirar a foto e a ferramenta listar a sugestão do que precisa ser reparado nos coloca em outro patamar, com a IA fazendo essa primeira listagem, cabe à equipe apenas fazer os ajustes finais”, afirma.
“Estamos construindo um ecossistema que conecta eficiência, insights e experiência, possibilitando que a Porsche Cup eleve sua competitividade e mantenha a emoção como protagonista”, disse Priscyla Laham, presidente da Microsoft Brasil, na coletiva.
A infraestrutura para implementação do novo sistema de IA utiliza o Azure OpenAI Service para processamento de dados e o Microsoft Fabric para gestão das informações. A eficiência inicial na identificação de reparos chegou a 90% logo no início da implementação.
Thiago Iacopini, presidente da Kumulus, afirma que o projeto exemplifica o papel da IA em retirar o peso de rotinas manuais repetitivas, devolvendo valor estratégico às equipes. “Isso reduz contestação, melhora a transparência e libera tempo para o que realmente importa, ter o carro pronto para voltar à pista.”
Vellone explica que os principais erros ainda encontrados na implementação da IA se refere à complexidade dos carros. “Mas isso será superado porque há um número finito de peças e veículos a serem analisados, a tendência é essa combinação de machine learning com grandes modelos de linguagem aprenderem as diferenças.”
A adoção da IA pela Porsche Cup não deve parar na manutenção. Os próximos passos do projeto em desenvolvimento pela Microsoft e Kumulus incluem o uso de análises preditivas, alertas automáticos, chatbots inteligentes para auxiliar equipes e pilotos no dia a dia, além de ferramentas para fãs.
A Porsche Cup realiza campeonatos no Brasil desde 2005. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de “sprint”, com duas corridas de até 30 minutos cada, e três de “endurance”, com provas de 300 a 500 quilômetros nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.
A nona e última etapa do campeonato acontece neste próximo sábado (22), no Autódromo de Interlagos, com uma corrida “endurance” de 500 quilômetros. Nas corridas “sprint”, Miguel Paludo se consagrou campeão deste ano. Em “endurance”, a dupla Felipe Fraga e Marçal Muller pode levar o título sábado com o pódio.
