Há quase 40 anos, no primeiro dia do ano, as ruas do bairro Madre Deus são tomadas pela batucada inconfundível do bloco alternativo Máquina de Descascar’Alho. E neste dia 1º de janeiro de 2026 não vai ser diferente. O grupo completa 40 anos de carnaval de rua, com o tradicional cortejo carnavalesco que sai da Estação da Máquina, a partir das 16h, e segue pelas ruas do bairro até retornar ao ponto de origem, no Largo do Caroçudo.
A Máquina surgiu no contexto do carnaval dos anos 1980, quando as festas em clubes eram a sensação, e o carnaval de passarela era mais efervescente. Clubes como Lítero, Jaguarema, Casino Maranhense, eram muito frequentados, porém, nem todos tinham acesso. Foi aí que a turma, que queria brincar o carnaval, mas não tinha dinheiro para entrar nos clubes, resolveu encontrar algo para se divertir.
O grupo se consolidou ao longo dos anos, participando de inúmeros cortejos, festivais e shows na cidade, no circuito Centro e periferia da Ilha, como forma de estabelecer sua expressiva veia musical a fim de alcançar o reconhecimento do público em geral.
Hoje a Máquina tem apresentações no carnaval de rua e também com banda de palco. São mais de 30 compositores que emplacam marchas de carnaval, samba, blocos tradicionais, tambores de crioulas, afoxés, que são a base do repertório do grupo, um repertório eclético que inclui a produção dos compositores maranhenses, com deferência às obras imortais dos artistas da terra, chegando às mais diversas agremiações locais, como a Flor do Samba, Turma do Quinto, Favela do Samba, Bloco C de Asa, Não Enxiriza Malandro, Bloco Akomabu, Jegue Folia, Confraria do Copo, Vagabundos do Jegue, Bicho Terra, Fuzileiros da Fuzarca, entre outros.
Serviço
O quê: Saída da Máquina de Descascar’Alho
Quando: 1º de janeiro de 2026, às 14h
Onde: Estação da Máquina, Largo do Caroçudo (Madre Deus)
