Prefeitura Bacabal busca parceria com Sesi para realizar etapa internacional de robótica
Prefeitura e Fiema discutem parceria
O presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e diretor regional do Serviço Social da Indústria (Sesi-MA), Edilson Baldez, reuniu-se na quinta-feira (05) com o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, para tratar de uma parceria voltada à realização do FIRA RoboWorld Cup, uma das mais relevantes competições de robótica do Brasil, prevista para ocorrer entre 16 e 20 de março de 2026, no município.
A etapa estadual da competição deve reunir equipes em disputas que envolvem categorias de robótica educacional e de tecnologia. O evento também funciona como vitrine e, em alguns casos, etapa classificatória para o campeonato mundial FIRA RoboWorld Cup.
Segundo o prefeito Roberto Costa, a aproximação com o Sesi busca aproveitar a experiência da instituição na área de robótica educacional e na organização de competições do setor. A instituição é responsável pelo projeto Prototipando Sonhos, programa que leva laboratórios móveis de robótica a escolas públicas e já atende mais de 300 estudantes em aproximadamente 30 municípios do estado.
Equipes da Prefeitura de Bacabal e Sistema Fiema debatem parceria
Títulos acumulados – As equipes maranhenses também acumulam títulos nacionais e participações frequentes em torneios internacionais, especialmente nas modalidades em parceria com a FIRST, como a LEGO League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), a F1 in Schools (agora STEM Racing) e FIRST Robotics Competition (FRC).
Baldez afirmou que o Sesi está à disposição do município para contribuir tecnicamente com a realização da competição. A reunião contou ainda com a presença de representantes do IEMA, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), secretários municipais das áreas de educação e tecnologia, além da superintendente regional do órgão, Regina Sodré, e da gerente da Escola de Bacabal, Magna Nascimento.
O prefeito Roberto Costa afirmou que o objetivo da reunião foi formalizar o pedido de apoio institucional.
“Viemos buscar o suporte do Sistema Fiema e do Sesi pela experiência que já desenvolvem na robótica educacional, reconhecida nacionalmente. Queremos realizar um evento internacional com padrão de qualidade e contribuir para o desenvolvimento tecnológico e educacional de Bacabal”, disse.


