Home » Prefeitura inaugura nova Sala AEE e reforça educação inclusiva em Raposa

Prefeitura inaugura nova Sala AEE e reforça educação inclusiva em Raposa

by admin

Na manhã desta quinta-feira (13), a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou mais uma Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), destinada a apoiar a aprendizagem de estudantes com algum tipo de deficiência.

Localizada em frente à Unidade Escolar José Lisboa, no bairro Alto do Farol, a sala foi preparada para atender também alunos das escolas da região da Pirâmide e Araçagi. Este é o segundo espaço de AEE na rede municipal, somando-se à sala já existente na Escola Criança Esperança, expandindo o atendimento.

As Salas AEE possibilitam que os alunos ampliem o conhecimento e desenvolvam habilidades específicas de acordo com suas necessidades, sejam elas auditivas, visuais, intelectuais ou múltiplas. A nova estrutura conta com recursos de tecnologia assistiva, mobiliário acessível, materiais pedagógicos adaptados, jogos lúdicos, além de livros em braile e com recursos sonoros, promovendo não apenas o avanço cognitivo, mas também a socialização e a autonomia dos alunos.

Os profissionais que atuam no programa são especializados. A Equipe Multiprofissional da SEMED, realiza diagnósticos e encaminhamentos para as salas de AEE. Os estudantes atendidos já fazem parte da rede municipal de ensino e recebem acompanhamento contínuo e personalizado.

De acordo com a coordenadora das Salas no município, Ellen Mariana, a proposta é garantir que cada aluno desenvolva autonomia, confiança e pleno progresso no seu processo de aprendizagem.

“A Sala AEE estará aberta para todos os estudantes das escolas próximas da Unidade José Lisboa. O atendimento será realizado nos turnos da manhã e tarde, com acompanhamento constante do professor responsável. Esse espaço é fundamental para oferecer o suporte necessário ao desenvolvimento das habilidades educacionais dos nossos alunos”, destacou.

Welline Ferreira, assistente social da Equipe Multiprofissional da SEMED, reforça que o trabalho realizado nas salas AEE complementa o que é ensinado na sala regular.

“Se um aluno apresenta dificuldade motora, por exemplo, a Sala AEE oferece recursos que o ajudam a desenvolver essas habilidades, como o aprimoramento da escrita ou da pega no lápis, sempre com a orientação do profissional especializado.”

Texto: Erica Samira
Fotos: Melkias Lisboa

Créditos

You may also like