Home » Prêmio Zayed 2026: vence o acordo de paz entre Armênia e Azerbaijão

Prêmio Zayed 2026: vence o acordo de paz entre Armênia e Azerbaijão

by admin

Além do acordo entre os dois países do Cáucaso, também é reconhecido o empenho de Zarqa Yaftali, defensora da educação das meninas no Afeganistão. Os vencedores serão premiados pela Comissão Internacional do Prêmio para a Fraternidade Humana, criado em 2019, no próximo dia 4 de fevereiro, em Abu Dhabi.

Vatican News

O anúncio dos vencedores do Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana 2026 foi feito nesta segunda-feira, 19 de janeiro. Em um comunicado, foi anunciado que os delegados da República da Armênia e da República do Azerbaijão, que assinaram o acordo de paz entre os dois países em 8 de agosto de 2025 em Washington, nos Estados Unidos, serão premiados no próximo dia 4 de fevereiro, Dia Internacional da Fraternidade Humana, no Founder’s Memorial, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Junto com eles, também estará Zarqa Yaftali, defensora da educação das meninas afegãs. É a primeira vez que a Comissão Internacional premia vencedores do Cáucaso e do Afeganistão.

A paz, um caminho que continua

A decisão de premiar o acordo entre os dois países caucásios é o reconhecimento de “um processo de paz, diálogo, normalização e resolução de conflitos – lê-se no comunicado – empreendido pelos dois Estados, que sublinha como a reconciliação não é um ato único, mas um caminho contínuo”.

Um acordo que nasce de “uma decisão histórica guiada por uma liderança visionária, com o objetivo de pôr fim a décadas de conflitos e sofrimento humanitário no Cáucaso”. Para o primeiro-ministro da República da Armênia, Nikol Pashinyan, “é uma grande honra” receber este reconhecimento pelos esforços realizados para apoiar “este acordo histórico”. Na mesma linha, o presidente da República do Azerbaijão, Ilham Aliyev, observou que o prêmio tem uma importância particular porque leva o nome do falecido Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, fundador dos Emirados Árabes Unidos, e conta também com o apoio do Papa Leão XIV e de Ahmed Al-Tayeb, Grande Imã de Al-Azhar.

Zarqa Yaftali

Para as jovens afegãs

Zarqa Yaftali é definida, no texto do comunicado, como “uma mulher corajosa que dedicou toda a sua vida à defesa do direito à educação das mulheres e das crianças”, fornecendo recursos, apoio psicossocial e serviços a mais de 100 mil pessoas no Afeganistão, dando esperança às jovens que vivem em contextos difíceis. “Profundamente comovida”, assim se mostrou Yaftali ao saber da notícia do prêmio, que representa “uma mensagem forte e significativa” para as mulheres afegãs, pois infunde esperança e coragem, em particular às alunas de escolas online e às jovens matriculadas em cursos de paz, segurança e liderança.

Um prêmio pela cultura do diálogo e da convivência

Os vencedores foram selecionados por um júri independente de nível internacional, que conta entre seus membros com o cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação. O secretário-geral do Prêmio Zayed, o juiz Mohamed Abdelsalam, destacou que a escolha de premiar a Armênia e o Azerbaijão “incorpora a missão e os objetivos do prêmio”, ou seja, “promover e fomentar uma cultura do diálogo e da convivência”, pois põe fim a quase quatro décadas de tensão e conflito no Cáucaso, “estabelecendo bases sólidas para um futuro compartilhado e mais seguro para ambos os povos”. Catherine Russell, diretora executiva do Unicef, declarou que a Comissão quis premiar Zarqa Yaftali, em particular, por sua atividade de promoção da emancipação feminina em um contexto de grandes desafios. Saida Mirziyoyeva, diretora da administração do presidente da República do Uzbequistão, afirmou que a escolha dos vencedores de 2026 é uma expressão do compromisso moral global com os princípios da paz e da dignidade humana e transmite uma mensagem renovada de esperança à comunidade internacional.

Inspirado na assinatura do Documento sobre a Fraternidade Humana pelo Papa Francisco e por Ahmed Al-Tayeb, Grande Imã de Al-Azhar, em Abu Dhabi em 2019, seguindo o legado do xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan, fundador dos Emirados Árabes Unidos, o Prêmio Zayed reconhece pessoas e organizações que se destacaram por sua contribuição à construção de um mundo mais pacífico, harmonioso e compassivo, baseado nos valores da fraternidade humana. Desde 2019, o prêmio foi concedido a 19 vencedores de 19 países.

Créditos

You may also like