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Presidente acompanha a abertura da Ponte da Integração Brasil-Paraguai em Foz do Iguaçu (PR) — Planalto

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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanha nesta sexta-feira, 19 de dezembro, a cerimônia de abertura da Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, às 15h, em Foz do Iguaçu (PR). A obra, que contou com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, teve investimento de R$ 1,9 bilhão dos dois países e terá o tráfego liberado de forma gradual. Nesta primeira fase, para caminhões sem carga nos dois sentidos.

O evento, na nova aduana Brasil-Paraguai, marca a entrega da segunda ligação viária sobre o Rio Paraná entre as duas nações, seis décadas depois da inauguração da Ponte da Amizade. Hoje, a única conexão viária entre os dois países na região recebe um fluxo diário de 100 mil pessoas e 45 mil veículos, segundo a Receita Federal.

A Ponte da Integração tem 760 metros de extensão e um vão-livre de 470 metros, o maior do continente, além de duas pistas simples com 3,6 metros de largura cada. A estrutura do tipo estaiada é sustentada por duas torres de 190 metros de altura, o equivalente a edifícios de aproximadamente 54 andares. A ponte liga Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco.

A funcionalidade da ponte está diretamente associada a um conjunto de intervenções no lado brasileiro, com destaque para a Perimetral Leste. A nova rodovia reorganiza o fluxo de veículos pesados na região, contribui para a mobilidade urbana e a segurança viária. Com 14,7 quilômetros de extensão, a via conecta a BR-277 à ponte, desviando o tráfego de caminhões do centro urbano de Foz do Iguaçu. Na primeira semana de operação, já foram registrados mais de 10 mil veículos em circulação. A obra contempla ainda a construção de duas novas aduanas e seis viadutos.

“A ponte será um motor de prosperidade para Foz do Iguaçu e região. Ao otimizar o fluxo comercial e turístico, estamos não apenas entregando uma infraestrutura moderna, mas promovendo um reordenamento urbano que devolve qualidade de vida à população”, destacou o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri.

CRONOGRAMA — A entrada em operação ocorrerá de forma gradual para garantir a segurança e a adaptação dos órgãos de fiscalização. Na etapa inicial, a partir do dia 20, a travessia será apenas para caminhões descarregados, conhecidos como “em lastro”, seguindo horários específicos coordenados pela Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal. Os ônibus de turismo fretados serão autorizados a trafegar em breve. Os horários da operação serão divulgados pelos órgãos competentes.

A liberação total para veículos de carga está prevista para ocorrer entre o fim de 2026 e o início de 2027, condicionada à conclusão do Corredor Metropolitano del Este, no lado paraguaio, que garantirá a plena infraestrutura de acesso.

MAIS ENERGIA — Financiada pelo governo brasileiro, por meio da Itaipu Binacional, a obra recebeu investimento total de R$ 712 milhões da usina. Desse montante, R$ 372 milhões foram destinados à construção da ponte estaiada, enquanto R$ 340 milhões foram aplicados nas obras da Perimetral Leste até novembro de 2025. Itaipu assumiu o financiamento da Ponte da Integração, das aduanas e de seus acessos. O modelo foi tripartite, tendo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) como órgão proprietário, o Governo do Paraná como executor e Itaipu Binacional como responsável pelo repasse dos recursos.

HISTÓRICO — Embora as discussões iniciais tenham ocorrido no início dos anos 1990, com a assinatura da Ata de Entendimento em 92 e aprovação no Congresso em 94, foi em 2005 que o projeto ganhou contornos definitivos a partir de um novo acordo internacional que estabeleceu as bases técnicas e a responsabilidade financeira do Brasil pela obra.

A estrutura tornou-se prioridade estratégica, integrada ao PAC, em 2012. Foram lançados os editais de licitação em 2012 e 2014, além da condução de todo o processo de licenciamento ambiental e projetos de engenharia que resultaram na licença ambiental emitida pelo Ibama em fevereiro de 2017. Após a estruturação institucional que definiu Itaipu como agente financiador em 2018, a construção teve início em 2019 até a conclusão física, em outubro de 2023.

Na gestão de Itaipu empossada em 2023, o governo assegurou os aportes finais necessários para a entrega definitiva e a conclusão das aduanas, além de sancionar a lei que oficializou a denominação da ponte, batizada de Ponte da Integração Prefeito Jaime Lerner. A Lei Federal nº 14.587/2023 presta homenagem ao arquiteto paranaense reconhecido por seu legado no planejamento urbano e na mobilidade.



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