Home » Primeiro Foguete Comercial da Innospace Explode em Alcântara e Ações da Empresa Desabam

Primeiro Foguete Comercial da Innospace Explode em Alcântara e Ações da Empresa Desabam

by admin

Innospace/Divulgação via REUTERS

O foguete Hanbit-Nano, da empresa Innospace, quando se preparava para o lançamento no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão

Acessibilidade







O primeiro foguete comercial lançado a partir do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara), no Maranhão, explodiu poucos segundos após deixar a plataforma no final da noite desta segunda-feira (22).

A missão da empresa sul-coreana Innospace, batizada de Operação Spaceward, terminou em um grave revés técnico, embora sem vítimas. O episódio marca um início desafiador para a exploração comercial do CLA, que busca se consolidar no mercado global de satélites.

Após o acidente, as ações da Innospace, listadas na Coreia do Sul, recuaram cerca de 24%, registrando a maior queda intradiária desde agosto.

O veículo Hanbit Nano decolou às 22h13 (horário de Brasília), cinco dias após a data originalmente programada. Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), após a saída da plataforma, o foguete iniciou sua trajetória vertical conforme previsto, mas uma anomalia fez com que o veículo colidisse com o solo, provocando a explosão.

Equipes da FAB e do Corpo de Bombeiros do Centro de Lançamento de Alcântara foram enviadas ao local para análise dos destroços e da área de colisão.

Em nota, a FAB informou que todas as ações sob sua responsabilidade envolvendo segurança, rastreio e coleta de dados foram cumpridas conforme planejado, garantindo que o lançamento ocorresse de forma controlada e dentro dos parâmetros internacionais do setor espacial.

A Innospace não divulgou mais detalhes sobre o acidente, mas suas equipes técnicas continuam atuando na análise dos dados e na apuração das causas do ocorrido, em conjunto com a FAB e demais órgãos e instituições envolvidos na operação.

Adiamento

O lançamento havia sido adiado na quarta-feira (24) devido a uma anomalia em um componente da unidade de refrigeração do sistema de alimentação de oxidante do primeiro estágio, identificada durante as inspeções finais, e novamente na sexta-feira (26) por algumas horas devido a condições climáticas desfavoráveis.

A missão Spaceward previa o lançamento de oito cargas registradas, incluindo cinco pequenos satélites, para clientes não divulgados.

Em março de 2023, a Innospace havia lançado seu veículo de teste Hanbit TLV na mesma base, para verificar o desempenho de seu motor de foguete híbrido de 150 kN.



Créditos

You may also like