Home » Projeto Rondon beneficia 52 mil cidadãos nas comunidades de Mato Grosso do Sul e de Rondônia — Ministério da Defesa

Projeto Rondon beneficia 52 mil cidadãos nas comunidades de Mato Grosso do Sul e de Rondônia — Ministério da Defesa

by admin




Brasília, 02/08/2023




Em 25 dias de atividades das operações Sentinelas Avançadas e Guaicurus, do Projeto Rondon, que ocorreram nos estados de Rondônia (RO) e de Mato Grosso do Sul (MS),


foram realizadas 1.476 oficinas, com a participação de 52.915 pessoas,


em 24 municípios desses estados. Sob coordenação do Ministério da Defesa, o Rondon contribui para o desenvolvimento sustentável das comunidades, com a realização de atividades que promovem o bem-estar social e a qualidade de vida das populações, e ainda, fortalece a cidadania, a liderança e os valores humanitários dos estudantes.





Segundo o Coordenador-Geral do Projeto Rondon, Coronel George Henrique Duarte de Vasconcelos. “O Projeto Rondon ocorre em parceria com os governos estaduais, governos municipais e instituições de ensino superior, e tem como foco principal fortalecer a cidadania do estudante universitário, e também proporcionar a oportunidade de conhecer outras realidades e características de diversas  localidades onde o Projeto é desenvolvido. Além disso, tem foco na população e no desenvolvimento sustentável. Todos os anos, o Projeto conta com duas operações, nos meses de janeiro/fevereiro e julho, durante o período de férias escolares, permitindo a participação de estudantes e professores universitários, garantindo um maior engajamento da comunidade selecionada”, disse.


Em Porto Velho (RO), sede da operação Sentinelas Avançadas, o encerramento ocorreu no dia 23 de julho. Já a Guaicurus, que aconteceu em Campo Grande (MS), terminou no último domingo (30). Ao todo, 499 rondonistas participaram das operações e transmitiram conhecimentos aos agentes multiplicadores de comunidades visitadas.






Moisés Machado (12 de 7).jpg


Para o Secretário de Governo do Mato Grosso do Sul, Pedro Arlei Caravina, a iniciativa permitirá o fortalecimento da integração nacional. “O Projeto além de ter uma importância significativa na formação dos estudantes universitários, promove a integração social, com a sensibilização da população para questões como saúde, educação e comunicação. Recebemos com muita alegria mais essa edição do Projeto Rondon, que sempre traz reflexões muito importantes. Esperamos que as experiências compartilhadas aqui no Mato Grosso do Sul sirvam para fortalecer a integração nacional, por meio do saber, do respeito ao próximo e do conhecimento”, pontuou.






Moisés Machado (14 de 7).jpg


Com o término das atividades em Rondônia e em Mato Grosso do Sul, a coordenação do Projeto Rondon prossegue com o planejamento de mais duas operações, que serão realizadas em janeiro/fevereiro de 2024 nos estados, de Sergipe, denominada Operação Mangabeiras, e de Minas Gerais, com a Operação Onça Cabocla.


Projeto Rondon


Nos últimos 18 anos, o Projeto Rondon realizou 89 Operações que levaram ações transformadoras a 1.296 municípios, em quase todos os estados do Brasil. Nesse período, a iniciativa já capacitou 25.127 Rondonistas e formou mais de 2 milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.


Você sabia?


A Operação Zero foi a primeira do Projeto Rondon e começou com um grupo de 30 estudantes e dois professores da Universidade do Estado da Guanabara (atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro), da Universidade Federal Fluminense e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.


Em julho de 1967, eles embarcaram do Rio de Janeiro para Rondônia, onde permaneceram por 28 dias e realizaram ações de levantamento, pesquisa e assistência médica, beneficiando as comunidades carentes.


Por Carolina Militão





Fotos: Moisés Machado



Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

Ministério da Defesa

(61) 3312-4071



Créditos

You may also like