Resolução aprovada pela Executiva Nacional no último fim de semana estabeleceu que o Maranhão é um dos estados em que o partido terá candidatura própria ao governo
PRIORIDADE PETISTA. Felipe Camarão continua sendo uma das oito prioridades do partido de Lula para as eleições de 2026
Resolução aprovada pela direção nacional do PT, no último domingo, 7, estabeleceu que o partido vai trabalhar com candidaturas próprias ao governo apenas em oito estados, entre eles o Maranhão, com o vice-governador Felipe Camarão.
Nos demais estados, o partido de Lula vai fechar aliança com outros partidos, para priorizar a reeleição do presidente.
“Não tem como a gente não disputar o governo em alguns estados onde há nomes viáveis, até porque existem governadores que querem se reeleger, mas nós vamos montar uma estratégia específica para eleger senadores e deputados federais”, explica o deputado Jilmar Tatto (SP), vice-presidente do partido e coordenador do Congresso Nacional do PT, que acontece em abril.
- além do Maranhão, o PT vai trabalhar por candidaturas em São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Piauí e Rio Grande do Norte;
- desses, três governadores – do Ceará, da Bahia e do Piauí – concorrerão à reeleição; nos demais, os nomes petistas são vistos como viáveis na disputa.
De acordo com reportagem do jornal O Estado de Minas, nos demais estados, a orientação é fazer composições com outros partidos, se preciso sacrificando eventuais candidatos petistas aos governos. (Leia aqui)
O PT vai priorizar nesses colégios eleitorais a reeleição de Lula e a eleição de deputados e senadores.
Relacionado
