Autor do gol decisivo, Puma Rodríguez comemora classificação e dedica vitória à mãe
Ele é carismático, joga onde o treinador precisar e ainda bate pênalti. Puma Rodríguez teve uma noite completa neste domingo. Na classificação contra o Fluminense, o lateral uruguaio, mais uma vez improvisado na esquerda, teve uma boa atuação e converteu a sua cobrança nas penalidades em mais uma vitória do Vasco na Copa do Brasil. Desta vez, um resultado que levou o clube à final do torneio.
Em conversas para renovar o contrato, que só vai até o fim de 2025, Pumita se declarou ao Vasco. O lateral disse que ama muito estar no clube, mas afirmou que o foco está totalmente na final da Copa do Brasil, ao ser perguntado sobre o andamento das negociações.
— Eu agora só penso na final. Classificamos e trabalhamos para isso. Eu deixo isso para os meus empresários. Estou muito focado na final. Depois veremos o que acontece — disse o lateral, que completou:
— Eu amo muito o Vasco. Deixo isso para os meus empresários, que eles falem com o clube. O foco é 100% na final, que é o mais importante para nós.
Puma Rodríguez é lateral-direito do Vasco, mas é melhor não restringi-lo a uma posição. O uruguaio já jogou de ponta-direita e lateral-esquerdo algumas vezes desde que chegou ao clube. Com a lesão de Lucas Piton, o jogador virou titular para a reta final da Copa do Brasil e teve duas boas atuações. No jogo de volta, ele travou um duelo particular com Canobbio, companheiro de seleção uruguaia.
— Infelizmente, Piton está lesionado. Eu já tinha jogado outro jogo na esquerda. Trabalhamos muito com o Diniz, na parte ofensiva e defensiva, porque é diferente jogar na direita e na esquerda.
Diniz não poupou palavras para elogiar Puma Rodríguez. O treinador disse que o lateral está cada vez mais perto de renovar com o Vasco e afirmou que todas as partes querem que o acordo aconteça. O técnico disse que Pumita tem um “carisma do gol” raro para um lateral e elogiou a frieza para bater o pênalti da classificação.
— Acho que ele está cada vez mais perto de renovar. É um desejo do Puma, um desejo do Vasco, um desejo meu. Já falei isso explicitamente. É um jogador que reúne características muito importantes para um grande jogador de futebol. Tem boa velocidade, é grande, jogador que tem tempo de bola excelente, vocação ofensiva contundente. Se somar os dois jogos, talvez o Puma tenha sido o jogador que ficou mais perto de fazer gol. No primeiro jogo, acho que teve cinco oportunidades. Esteve na frente participando de cruzamentos.
— Nesses dois jogos, defensivamente, ele foi muito bem. Embora, o gol tenha saído do lado dele. Ele estava em uma situação de dobra de marcação, ele teve de sair e o Robert Renan chegou um pouquinho atrasado. Mas ele foi muito bem defensivamente. Está vivendo um momento muito especial. É um cara que tem um carisma com o gol, embora seja lateral, quase como se fosse atacante. É um lateral artilheiro. Na hora de bater pênalti é a mesma coisa, ele se coloca à disposição para bater, como contra o Botafogo. E tem frieza para bater.
Veja a cobrança de Puma Rodríguez, que decidiu a classificação do Vasco
E a frieza não vem só desta Copa do Brasil, com os gols contra Botafogo e Fluminense. Puma Rodríguez também foi importante no ano passado, quando converteu as penalidades nas classificações contra Athletico-PR e Fortaleza. Em 2023, na eliminação para o ABC, o uruguaio também fez o dele.
— Nós trabalhamos. Confiamos muito no Léo, que sabemos que pega um ou dois sempre. Confiamos nos batedores também. Eu estava confiante.
O lateral disse que Diniz o escolheu para ser o quinto batedor contra o Fluminense:
— Foi no momento que o Diniz falou. Ele perguntou quem estava bem. Na hora, ele pergunta se estávamos confiantes. Ele perguntou se eu era o quinto, e eu disse que sim.
Agora, Puma Rodríguez quer descansar e já focar na final contra o Corinthians. O lateral destacou a importância de chegar à primeira decisão com a camisa do Vasco e disse que sabe do tamanho do desafio na final da Copa do Brasil.
— Estamos muito felizes de chegar à final. Tudo que queremos é chegar às finais, brigar lá em cima no Brasileirão. Todos as Copas que jogamos sabemos que temos que chegar longe. Porque é um time muito grande o Vasco. Sabemos que vai ser muito difícil. Corinthians é um time bom. É comemorar, descansar e já pensar no Corinthians.
Fonte: ge
