Flamengo vai em busca do pentacampeonato da Libertadores em 2026
A Conmebol realizará o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores 2026 no dia 18 de março, em Luque, no Paraguai. O evento ocorrerá logo após o encerramento da Pré-Libertadores, que acontece entre 2 de fevereiro e 13 de março.
Dessa forma, os clubes terão definido o caminho na competição principal após a fase preliminar. O sorteio definirá os confrontos e a composição de cada grupo, garantindo equilíbrio entre as equipes.
Atual campeão continental, o Flamengo começa o torneio como cabeça de chave no Grupo A. No pote 1, além do Rubro-Negro, estão Fluminense, Palmeiras, Boca Juniors (ARG), Peñarol (URU), Nacional (URU), LDU (EQU) e Independiente del Valle (EQU), o que impede que essas equipes enfrentem o clube na primeira fase.
COMO FUNCIONA A DIVISÃO DOS POTES NA LIBERTADORES?
A Conmebol utiliza o ranking oficial para organizar os clubes nos diferentes potes da fase de grupos da Libertadores. Existem, entretanto, duas exceções: o campeão da edição anterior da competição sempre ocupa uma vaga no pote 1, enquanto o vencedor da Copa Sul-Americana é colocado no pote 2, independentemente da posição no ranking da entidade.
QUAIS SÃO OS POTES DA LIBERTADORES 2026?
Pote 1:
Pote 2:
- Libertad (PAR)
- Estudiantes (ARG)
- Cerro Porteño (PAR)
- Lanús (ARG)
- Corinthians
- Bolívar (BOL)
- Cruzeiro
- Universitario (PER)
Pote 3:
- Junior Barranquilla (COL)
- Universidad Católica (CHI)
- Rosario Central (ARG)
- Santa Fe (COL)
- Always Ready (BOL)
- Coquimbo Unido (CHI)
- Deportivo La Guaira (VEN)
- Cusco (PER)
Pote 4:
