Quatro em cada dez consumidores pretendem planejar as compras para a Black Friday deste ano. É que o aponta um levantamento inédito da Stilingue by Bip, que monitoral conversas digitais em tempo real com uso de inteligência artificial.
Segundo a análise, 41,4% das conversas entre setembro e outubro dão sinais de um maior planejamento e espera para a data, revelando uma mudança no comportamento do consumidor.
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As menções negativas relacionadas à data, incluindo expressões como “black fraude”, caíram de 14% no ano passado para 9,2%, em 2025. Já as citações às marcas estão associadas principalmente à comparação de preços, busca por cupons, condições de pagamento, frete e validação via WhatsApp, canal que vem se consolidando como um importante ponto de decisão de compra.
O estudo mostra que 37% do buzz foi gerado por homens, 33% por organizações e 30% por mulheres.
Ao todo, foram monitoradas 18.727 publicações sobre o assunto no período. Desse volume, 36% das conversas estão no YouTube, 30% no X, 13% no Instagram, 11% em Portais de Notícias e 10% no Facebook.
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Entre as categorias mais citadas estão supermercados e bebidas (5,25%), eletrônicos e games (4,99%), além de moda e beleza (2,14%). Serviços digitais/assinaturas, casa/móveis, viagem/passagens e eletrodomésticos/casa tiveram um volume menor, mas também estiveram presentes nas conversas.
O monitoramento contemplou menções públicas entre 1º de setembro e 29 de outubro de e levou em consideração canais como X, YouTube, portais de notícias, Facebook, Instagram, blogs, BlueSky, fóruns e Reclame Aqui. Os dados refletem o volume de menções associadas ao evento feitas por 6.866 usuários.
