Comemorado nesta terça-feira (2), o Dia do Samba inspira, como é de costume, mais uma edição do Trem do Samba — tradicional evento que, este ano, celebra três décadas. Fundado por Marquinhos de Oswaldo Cruz, o Trem vai partir da Central do Brasil rumo a Oswaldo Cruz só no sábado (6). Os vagões saem às 18h04 (só para convidados), às 18h30 e às 18h50, sempre com muito samba. Em Oswaldo Cruz, além dos três palcos principais (com shows de Roberta Sá, Leci Brandão e Dudu Nobre, entre outros), mais de 20 rodas se espalham por bares da região.
- Dia do Samba: rodas, bares e festa para curtir a data no Rio de Janeiro
- Trem do Samba: Roberta Sá, Leci Brandão e Dudu Nobre vão se apresentar na edição de 30 anos
Antes, na própria terça (2), a quadra da Portela recebe a festa “Trem do Samba 30 Anos – Festival de Rodas” (das 17h às 23h30), com Terreiro de Crioulo, Samba da Volta e Grupo Arruda (grátis, com retirada de ingressos via Sympla). Veja, abaixo, a programação completa dos palcos principais no sábado:
Palco Mestre Candeia (Rua João Vicente)
- Samba da Volta
- Dorina
- Marquinhos Diniz
- Dudu Nobre
Palco Dona Ivone Lara (Rua Átila da Silveira)
- Terreiro de Criolo e convidados
- Roberta Sá
Palco Mestre Monarco (Praça Paulo da Portela)
- Velha Guarda da Portela
- Marcelinho Moreira (Homenagem a Arlindo Cruz)
- Leci Brandão
Antes da partida dos vagões, em um palco montado na Central, Marquinhos recebe as velhas guardas de Mangueira, Salgueiro, Império Serrano e Vila Isabel, além de sambistas como Makley Matos, Gisa Nogueira, Didu Nogueira, Osmar do Breque, Ernesto Pires e Marquinhos Sathan, entre outros.
Para as passagens de trem, pede-se 1kg de alimento não perecível.
