×

Queda de raio em ato de Nikolas por liberdade de Bolsonaro deixa feridos em Brasília

Queda de raio em ato de Nikolas por liberdade de Bolsonaro deixa feridos em Brasília

Queda de raio em ato de Nikolas por liberdade de Bolsonaro deixa feridos em Brasília

Título: Descarga elétrica em manifestação de Nikolas por liberdade de Bolsonaro deixa pessoas feridas em Brasília

O Corpo de Bombeiros ainda não divulgou o número exato de feridos. De acordo com a TV Globo, pelo menos 15 pessoas receberam atendimento inicial no local, das quais sete foram encaminhadas a hospitais da região. Vídeos circulando nas redes sociais mostram bombeiros prestando socorro.

Os manifestantes estavam presentes aguardando o desfecho da marcha organizada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) em apoio à liberdade do ex-presidente, que está detido na Papudinha após ser condenado por tentativa de golpe de Estado.

O evento teve a ausência da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que participou de uma oração ao lado de Nikolas pela manhã, e do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que está em Israel. Ambos demonstraram apoio à manifestação.

Nikolas e seus apoiadores percorreram cerca de 240 quilômetros partindo de Paracatu e finalizaram a marcha na Praça do Cruzeiro, a seis quilômetros do Palácio do Planalto, que estava cercado por grades.

O grupo também defende que o Congresso derrube os vetos do presidente Luiz Inácio a Lula da Silva ao projeto da dosimetria, que reduz penas de Bolsonaro e outros condenados pelos acontecimentos de 8 de janeiro.

Por seis dias, os manifestantes atravessaram trechos de Minas Gerais e Goiás, acompanhados por forças de segurança. Segundo Nikolas, o percurso teve um caráter simbólico e buscou mobilizar apoiadores contra decisões judiciais que consideram injustas.

A manifestação aconteceu com reforço policial do Distrito Federal. Na semana anterior, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu protestos em frente ao Complexo Penitenciário da Papuda, onde Bolsonaro está detido, e autorizou a retirada imediata de manifestantes que desrespeitassem a determinação.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) expressou apoio à mobilização nas redes sociais e participou de um momento de oração com o deputado na manhã deste domingo. Em suas postagens, afirmou que “Deus tem algo muito grande para a nossa nação através da vida” de Nikolas Ferreira e citou passagens bíblicas em referência ao evento.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também se manifestou em apoio à iniciativa. Em vídeo divulgado no sábado, declarou que o término da marcha representa o esforço de “centenas, de milhares de brasileiros pedindo justiça no país”.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), convocou os manifestantes. Em vídeo, afirmou que a marcha expressa “uma vontade imensa de mudança” e mencionou que o movimento é resultado do que chamou de inconformismo diante de uma “crise moral” no país.

Desde o início da mobilização, outros parlamentares se juntaram ao percurso em diferentes momentos, como os deputados André Fernandes (PL-CE) e Gustavo Gayer (PL-GO). Os manifestantes vestiam roupas nas cores verde e amarelo, levavam bandeiras do Brasil e usavam camisetas com mensagens de apoio ao ex-presidente.

Bolsonaro teve pedidos de prisão domiciliar negados por Moraes, mas uma nova solicitação foi apresentada pela defesa e será analisada após a Polícia Federal concluir a perícia médica com informações sobre a saúde do ex-presidente.

Créditos