Home » Quem é a princesa que faz 22 anos e entrou para as Forças Armadas após fugir de máfia?

Quem é a princesa que faz 22 anos e entrou para as Forças Armadas após fugir de máfia?

by admin

A princesa Catarina Amália Beatriz Carmen Vitória, conhecida popularmente como Catarina Amália, herdeira do trono dos Países Baixos, completa 22 anos neste domingo, 7. Primogênita do rei Guilherme Alexandre (58) dos Países Baixos com a rainha Máxima (54), a jovem ocupa desde 2013 o posto de Princesa de Orange, posição que a coloca como futura rainha do reino que inclui Holanda, Aruba, Curaçau e São Martinho.

Nascida em Haia, em 2003, Amália cresceu em escolas públicas e cristãs, fala fluentemente neerlandês, inglês e espanhol, e já revelou em biografia oficial que não se sente preparada para assumir o trono tão cedo. Apaixonada por canto, cavalos, esportes como hóquei, esqui e equitação, chegou a trabalhar discretamente em um bar, onde recebeu o apelido de “rainha do coquetel”.

Em 2021, após completar a maioridade, recusou oficialmente o direito a receber 1,6 milhão de euros anuais (cerca de R$ 9,1 milhões) até assumir funções reais em tempo integral.

Ameaçada por máfia, princesa precisou viver escondida

Os planos de uma vida acadêmica comum mudaram em 2022. Após ingressar na Universidade de Amsterdã para estudar Política, Psicologia, Direito e Economia, Amália passou a receber ameaças de morte da Mocro Maffia, organização criminosa ligada ao narcotráfico com atuação na Holanda.

Investigações revelaram mensagens que sugeriam um possível sequestro da princesa, além de riscos ao então primeiro-ministro Mark Rutte (58). Amália deixou a residência estudantil e passou a viver reclusa no Palácio Huis ten Bosch, sob forte esquema de segurança. Em seguida, chegou a ser enviada à Espanha, onde viveu sob proteção e continuou seus estudos à distância, com apoio da família real espanhola.

Primeira mulher da família real holandesa a ingressar nas Forças Armadas

Após a fase de isolamento, Amália iniciou uma nova etapa da sua preparação para o futuro cargo de rainha. Em setembro de 2024, ela ingressou formalmente nas Forças Armadas ao começar seu treinamento na Faculdade de Defesa em Haia, tornando-se a primeira mulher da Casa Real a seguir esse caminho.

O programa, em meio período, permite que ela atue por até três anos como reservista no Ministério da Defesa, enquanto também cursa Direito Holandês. Por decreto, Amália já possui os postos de marinheira de terceira classe e soldado raso de terceira classe, podendo chegar ao nível de cabo ao final do treinamento.

Apesar do início do curso, a princesa enfrenta limitações temporárias por causa de uma lesão no braço, resultado de uma queda de cavalo. Por isso, deve começar com aulas teóricas e estágio no Estado-Maior, deixando os treinamentos práticos e de tiro para depois da liberação médica.

Confira uma publicação no Instagram do perfil oficial da princesa feito por fãs:



Créditos

You may also like