Após a cassação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que foi definida pela Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, dia 18, o suplente Missionário José Olímpio (PL-SP) vai assumir a vaga do parlamentar na Casa. O deputado tem 69 anos e nasceu em Itu, no interior de São Paulo.
+ Câmara dos Deputados cassa mandatos de Ramagem e Eduardo Bolsonaro
Comerciário e bacharel em direito, ele já foi vereador por seis mandatos e exerceu dois mandatos como deputado federal, entre 2011 e 2019. Na gestão de Celso Pitta na Prefeitura de São Paulo, ele assumiu o cargo de subprefeito de Guaianazes, na zona leste da cidade.
Nas redes sociais, o deputado demonstra ser grande apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e afirma “lutar pelos valores cristãos e familiares”. Ligado à Igreja Mundial do Poder de Deus, ele já teve um projeto de lei contra a “nova ordem satânica”. O projeto proibia implantes de identificação em forma de chips e outros dispositivos eletrônicos em seres humanos. No entanto, o texto não avançou.
De acordo com a regra, os suplentes de parlamentares serão os candidatos mais bem votados do partido ou da coligação logo depois daqueles que foram eleitos. Em 2022, Missionário José Olímpio teve 61.938 votos. Ele assumirá a vaga por ser o candidato mais votado da legenda entre os que não estão exercendo mandato.
