Home » Roménia anuncia que EUA vão reduzir presença militar na Europa de Leste

Roménia anuncia que EUA vão reduzir presença militar na Europa de Leste

by admin
Roménia anuncia que EUA vão reduzir presença militar na Europa de Leste

De&nbspEuronews

Publicado a

Os Estados Unidos vão reduzir a presença das suas tropas ao longo da fronteira oriental da Europa com a Ucrânia, de acordo com o ministro da Defesa da Roménia, Ionuț Moșteanu.

O Exército dos EUA confirmou a mudança, mas negou que fosse um sinal de menor compromisso com a NATO.

Moșteanu confirmou que tropas norte-americanas vão permanecer na Roménia, mesmo que se concentrem também noutras prioridades de segurança noutras partes do mundo.

Segundo Bucareste, ficarão na Roménia entre 900 e 1.000 soldados norte-americanos – menos do que os 1.700 que ali estavam anteriormente.

O ministro da Defesa romeno afirmou que a decisão era esperada e que as novas prioridades da administração Trump levaram ao “redimensionamento”.

Já o Pentágono afirmou que a decisão não constitui uma “retirada da Europa ou um sinal de menor compromisso com a OTAN e o Artigo 5.º”.

“Cerca de 1.000 soldados americanos permanecerão na Roménia para ajudar a dissuadir quaisquer ameaças, representando uma garantia do compromisso dos EUA com a segurança regional. Os outros aliados, a França, juntamente com a Bélgica, a Espanha, o Luxemburgo, Portugal, a Polónia e a Macedónia do Norte, permanecem aqui, connosco. Continuaremos a efetuar exercícios. Continuamos a ser um país Seguro”, disse o ministro romeno da Defesa.

Dependendo das operações e dos exercícios, entre 80.000 e 100.000 soldados norte-americanos estão habitualmente presentes em solo europeu.

Os aliados da NATO expressaram preocupação de que a administração Trump possa reduzir drasticamente o número das tropas e deixar um vazio de segurança à medida que os países europeus enfrentam uma Rússia cada vez mais agressiva.

Créditos

You may also like