Home » Rússia condena ‘ato de agressão armada’ dos EUA contra a Venezuela

Rússia condena ‘ato de agressão armada’ dos EUA contra a Venezuela

by admin

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia condenou veementemente o ataque dos EUA à Venezuela neste sábado (3), classificando as ações militares como um “ato de agressão”.

“Esta manhã os Estados Unidos cometeram um ato de agressão armada contra a Venezuela. Isto causa profunda preocupação e condenação”, diz o comunicado publicado pelo ministério.

De acordo com a diplomacia russa, “os pretextos dados para justificar tais ações são insustentáveis”. O Ministério Relações Exteriores da Rússia também fez um apelo para que seja evitada uma nova escalada.

“Na situação atual, é importante, em primeiro lugar, evitar uma nova escalada e estar determinado a encontrar uma saída para a situação através do diálogo. Partimos do fato de que todos os parceiros que possam ter queixas uns contra os outros devem procurar formas de resolver os problemas através do diálogo. Estamos prontos para apoiá-los nisso”, diz a nota.

Ainda de acordo com a nota da diplomacia russa, “a América Latina deve permanecer uma zona de paz, como se proclamou em 2014. E deve ser garantido à Venezuela o direito de determinar o seu próprio destino sem qualquer interferência externa destrutiva, especialmente militar”.

“Confirmamos a nossa solidariedade ao povo venezuelano e o apoio ao rumo da sua liderança bolivariana, que visa proteger os interesses nacionais e a soberania do país. Apoiamos a declaração das autoridades venezuelanas e da liderança dos países latino-americanos de convocar urgentemente uma reunião do Conselho de Segurança da ONU”, acrescenta o comunicado.

Segundo o ministério, a Embaixada da Rússia em Caracas funciona normalmente, tendo em conta a situação, e mantém contato constante com as autoridades venezuelanas e cidadãos russos localizados na Venezuela.

Uma série de bombardeios aconteceu na madrugada deste sábado na capital venezuelana de Caracas e outras três regiões do país. O governo da Venezuela emitiu um comunicado oficial rejeitando “a grave agressão militar perpetrada pelo atual governo dos Estados Unidos da América contra o território e a população venezuelana”.

De acordo com o governo venezuelano, os ataques afetaram bases militares, diferentes cidades, a sede do poder legislativo, aeroportos e a estrutura elétrica do país.

O presidente dos EUA, Donald Trump, em sua primeira declaração após os relatos dos ataques, afirmou que “os Estados Unidos realizaram com sucesso um ataque em grande escala à Venezuela”. Ele acrescentou que o presidente Nicolas Maduro e sua esposa “foram capturados e levados para fora do país”, informação confirmada pela vice-presidenta Delcy Rodrigues, que exigiu prova de vida de ambos.

Trump anunciou a realização de uma coletiva de imprensa às 11h do horário local (13h do horário de Brasília) para comentar os ataques deste sábado na Venezuela.

Créditos

You may also like